30 abril 2024

[INDICAÇÃO] M0rt3 ao entardecer | Ernest Hemingway | @editorarecord | Selo: @bertrandbrasil | Tradução: Irinêo Baptista Netto | Páginas: 350 | Ano: 2024


Boa tarde, leitores! Hoje indico a obra “M0rt3 ao entardecer” do laureado escritor Ernest Hemingway. Ele narra de forma exímia as cerimônias e tradições da tourada espanhola.

Sinopse:

Conhecido por sua habilidade em capturar a essência de experiências intensas em suas obras literárias, Ernest Hemingway nunca escondeu seu fascínio pelo embate entre a vida e a M0rt3. Um admirador inveterado da coragem humana diante das adversidades, Hemingway explorou de maneira ímpar essa temática em sua escrita.

Ele acreditava que, após a Primeira Guerra Mundial, o único lugar onde se poderia observar a dualidade da vida e da m0rt3 seria nas touradas. Dirigiu-se, então, à Espanha a fim de torná-la palco para suas observações. E sua experiência com as touradas proporcionou-lhe um conhecimento íntimo e uma riqueza de detalhes que ele habilmente incorporou em suas obras.

M0rt3 ao entardecer reflete a crença de Hemingway de que as touradas transcendem a mera prática esportiva. Apresentada como uma forma de arte, na qual a técnica perigosa beira a linha tênue entre o esporte e a arte, as touradas são comparadas a um balé ricamente coreografado, nas quais o touro, o matador e os espectadores desempenham papéis ativos, contribuindo para o desenrolar do espetáculo. Hemingway interpretava a tradição como uma dança, abrangendo desde os amadores desajeitados até os mestres de grande graça e astúcia.

Além disso, as touradas ofereciam a Hemingway uma metáfora poderosa para explorar temas como coragem, mortalidade e a luta do homem contra forças maiores do destino. Em O sol também se levanta, por exemplo, ele utiliza a tourada como um símbolo da luta existencial dos personagens diante de um mundo em mudança após a Primeira Guerra Mundial.

Hemingway desafia os leitores a confrontarem as próprias noções de ética, coragem e tradição cultural ao escrever sobre as touradas. Suas descrições vívidas e emotivas despertam reflexões sobre questões morais e existenciais.

Ricamente filosófica a narrativa e bastante reflexiva. Super indico!

26 abril 2024

[INDICAÇÃO] Quando a luz se apaga | @robertbryndza | @editoragutenberg | Tradução: Guilherme Miranda | Páginas: 272 | Ano: 2024 | Nota: todo o meu ❤️


Uma detetive obstinada, um cr1m3 não solucionado e um 4ss4ss1n0 silencioso. Vocês podem esperar muito suspense e muitas pistas para formar o quebra-cabeça!

Sinopse:

Kate Marshall e seu sócio Tristan Harper são contratados para investigar um caso arquivado há doze anos. Joanna Duncan, uma ambiciosa jornalista, desapareceu após expor um escândalo político que mudou o destino de homens poderosos, mas a polícia nunca descobriu o que de fato aconteceu. Ao analisar os arquivos do caso, Kate se depara com os mesmos suspeitos e uma série de perguntas não respondidas: o que Joanna estava investigando antes de desaparecer? Onde suas anotações foram parar? Onde seu c0rp0 foi escondido? O caso parece não ter solução, até que novas pistas apontam para um 4ss4ss1n0 que há anos age nas sombras, sempre um passo à frente da polícia. Agora, Kate precisará correr para alcançá-lo – caso contrário, ela mesma pode se tornar a próxima vítima.

—🔪—

Como muitos devem saber eu sou fã número 1 do escritor perfeito, Robert Bryndza. Tudo que ele escreve eu já favorito, pois sei que serei surpreendida positivamente.

Amanhã será o nosso Clube do Livro da Gutinha em Brasília e debateremos essa incrível obra. Todos estão convidados!

Super indicação!

25 abril 2024

[RESENHA] Um dia em outra vida] | @charduck | @editorafarooficial | Tradução: Alda Lima | Páginas: 288 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A vida nos leva por caminhos nem sempre floridos, porém é com os espinhos que amadurecemos. Algumas jornadas são surpreendentes e o amor é a grande peça chave. Concordam?

Na obra “Um dia em outra vida” conhecemos a história de amor/separação de Clara e Benjamin. Eles nasceram um para o outro, porém acontecimentos trágicos levam suas vidas para caminhos opostos. Triste, né?

Geralmente, o primeiro amor é conhecido por momentos intensos, paixão tórrida, imaturidade e pode marcar a vida de uma pessoa para sempre, como no caso dos nossos protagonistas.

“Clara não suportava a ideia de Benjamin trabalhando o verão todo enquanto ela ficaria à toa sem fazer nada.”

A escritora Charlotte Rixon trouxe uma história interessante para refletirmos sobre as nossas escolhas e a narrativa é intercalada entre passado e presente. A nota dela no fim do livro, simplesmente, aqueceu o meu coração!

Clara segue a vida dela, porém não encontra a felicidade. Vinte anos depois, um fatídico acontecimento, leva Clara direto para o passado e a mulher procura pelo seu primeiro amor. O que podemos esperar desse encontro?

“É como se não tivesse passado tempo algum. Nunca foi tão natural se sentar diante de alguém. Estar na presença desse alguém. Ela não se lembra de se sentir assim com mais ninguém, nunca. Em toda a sua vida.”

Por fim, a história conquistou o meu lado romântico e teremos o Clube do livro presencial aqui em Brasília dele.

Já pararam para pensar, que às vezes, um reencontro pode mudar toda a história de alguém? Você já teve a sua história modificada?

23 abril 2024

[RESENHA] Kililana Song | Benjamin Flao | @editoranemo | Tradução: Scheibe & Castro | Páginas: 272 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A Graphic Novel é fruto da experiência vivida pelo autor durante os passeios entre a Eritreia e o nordeste do Quênia. São memórias das histórias ouvidas e das coisas vistas. Pensa na riqueza de narrativa!

Na HQ somos apresentados ao menino, Naim. Ele está fugindo do seu irmão, pois o homem quer levá-lo para a madraça (instituição educacional dirigida por religiosos nos países muçulmanos).

“E as bengaladas que eu levo, na madraça, vai dizer que também são pro meu bem? … Por que os adultos sempre acreditam que podem fazer as crianças engolirem qualquer baboseira?…”

Em suas ‘escapadas’, Naim convive com pessoas de todos os tipos. Apr0v3itad0r3s, pr0stitut4s, turistas ingênuos, jihadistas, tr4fic4nt3s e outros. Uma criança tendo a visão de mundo totalmente deturpada.

A ambientação ficou perfeita, pois conhecemos paisagens deslumbrantes. E o que falar sobre as ilustrações? Estão magníficas!

É notável o realismo na narrativa, a linguagem poética e a inserção de alguns elementos fantásticos, como nas lendas citadas.

Flao escreveu com sabedoria esse quadrinho, com passagens densas, questões religiosa abordadas, críticas sociais nítidas, vivência de mundo e o olhar de uma criança diante de toda a discrepância cultural de um povo.

“Por que não pede pra sua pilha de ossos te curar, se ela é tão forte?”

Por fim, a Graphic Novel em sua edição integral ficou linda e gostei que nas páginas finais, o autor, colocou fotos reais de alguns momentos particulares.

Eu sou apaixonada pelos romances de formação e essa HQ cumpriu o seu papel de uma forma bem especial, pois retratrou bem o anticolonialismo, a exploração exarcebada do povo local, o f4n4tism0 religioso e do maléfico capitalismo.

Vocês já conheciam esse quadrinho? O que acharam da temática abordada?

22 abril 2024

[RESENHA] A vingança do cupido | @wibkebrueggemann | @editorafarooficial | Tradução: Clarissa Growoski | Páginas: 256| Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


O livro “A vingança do cupido” é o primeiro romance sáfico da Faro Editorial e eu adorei a história.

A escritora Wibke Brueggemann tem a escrita fluida, estilo sessão da tarde e que aquece o coração do leitor com um romance adolescente de colégio! Quem não ama essa fase onde os hormônios ficam em ebulição?

Na obra conhecemos os amigos, Tilly e Teddy. Eles são inseparáveis e tudo muda com a chegada da jovem Katherine Cooper. Teddy fica encantado com a moça e pede ajuda de Tilly para intermediar essa relação, porém a amiga também fica interessada em Cooper. Já viram que a confusão está armada, né?

Quem foi que disse que ‘incorporar’ o cupido é uma boa solução? O cupido pode se vingar e o alvo será direcionado para você.

“E sabe quando você diz coisas para fazer as outras pessoas se sentirem bem, e é a coisa certa a fazer, mas ao mesmo tempo também é a coisa errada?”

As temáticas abordadas na obra são: amizades verdadeiras, escolhas, primeiros amores, responsabilidades, luto, descobertas, relações familiares e conexões.

Os personagens são amigos e cada um tem a personalidade bem distinta. Também gostei dos secundários, pois completaram a história com singularidade.

Na narrativa encontramos emoção, humor, amor, representatividade e muitos pontos para reflexão. A história é contada em quatro atos e lembra as peças de teatro.

Por fim, eu sou a prova viva do fato de brincar de ‘cupida’, pois todos os momentos que quis ajudar na flechada do amor, a pessoa se apaixonou por mim. Na dúvida, mantenha distância, hehe!

19 abril 2024

[RESENHA] A bailarina e a flor | @kingeducacional | @editoraappris | Selo: Artêrinha | Ilustração: Lya Alves | Páginas: 36 | Ano: 2024


A obra infantojuvenil “A bailarina e a flor” aborda os sonhos e medos de algumas crianças. Quem nunca quis ser um super herói, piloto de avião, médica ou professora? A nossa heroína queria ser uma BAILARINA. Não é fácil enfrentar o público ou apresentar um trabalho na frente da turma. Quem nunca sentiu aquele famoso frio na barriga?

Na história a nossa bailarina está muito nervosa. Ela sabe que se preparou muito para o grande dia, porém, o medo fala mais alto e algumas coisas não saíram como o esperado. A nossa bailarina irá encontrar o ponto de equilíbrio e fazer uma linda apresentação?

O prefácio foi escrito pela psicóloga clínica Gabriela Castelo Branco Menezes. Ele está bem objetivo e esclarecedor.

O livro aborda de uma forma lúdica temas importantes, como: ansiedade, angústia e acolhimento.

“Ansiedade é sofrer… E muitas vezes a gente sofre calado. Achando que o pior vai acontecer, pensando que vai dar tudo errado!”

O medo causa looping nos pensamentos. O medo de fracassar ou passar vergonha se torna bem desproporcional.

É fundamental o papel da família no acolhimento dos pequenos, a importância de dar nomes aos sentimentos e um diálogo franco.

As ilustrações de Lya Alves estão uma lindeza e passam todas as emoções da nossa pequena heroína.

Um abraço sincero tem um grande poder curativo e não pense que só os pequenos precisam deles, viu… acolhimento e amor precisamos para a vida!

Já abraçou quem você ama hoje? Caso a resposta seja negativa, fica a dica!

18 abril 2024

[INDICAÇÃO] As duas vidas de Lydia Bird | @josiesilverauthor | @editorarecord | Selo: @bertrandbrasil | Tradução: Juliana Romero | Páginas: 364 | Ano: 2024


Olá, leitores! Como vocês estão? Hoje eu indico o livro “As duas vidas de Lydia Bird” da escritora best-seller Josie Silver.

Duas vidas. Dois amores. Será impossível realizar uma escolha? Vocês precisam ler essa obra emocionante!

Sinopse:

Para Lydia Bird e Freddie Hunter, o amor que tinham um pelo outro era indestrutível e a vida sorria para eles. Juntos há mais de uma década e a meses de dar o grande passo, o casamento, eles não contava que o destino pudesse separá-los de forma tão trágica.

No aniversário de vinte e oito anos de Lydia, Freddie sofre um acidente de carro fatal, e o que era uma linda história de amor acaba se tornando a história de uma única pessoa: a triste história de Lydia Bird.

Se vendo em uma vida sem Freddie, Lydia mergulha de cabeça no luto e se afoga em melancolia e depressão. Ela está afastada do trabalho, e sua vida se resume a passar o dia inteiro deitada, de pijamas, e chorando. Além disso, Lydia não fala com Jonah, seu amigo e melhor amigo de Freddie, a quem ela culpa pela morte prematura do noivo. A única coisa que ainda parece manter Lydia neste mundo é a presença da mãe e da irmã, Elle.

Tudo começa a mudar quando um dia, por conta de uma pílula cor-de-rosa que aparentemente ajudaria Lydia contra a insônia, ela vai para um mundo, o mundo adormecido. Lá, Lydia descobre uma realidade extraordinária: seu noivo ainda está vivo, e ela recebeu a oportunidade de viver o futuro que lhe foi roubado, um futuro ao lado de Freddie. No entanto, embora esse mundo adormecido pareça ser um mar de rosas, Lydia ainda tem sua vida no mundo acordado, e começa a descobrir que a vida após o luto é perfeitamente capaz de existir, com direito até mesmo a um novo amor.

Vivendo duas realidades ― e duas personalidades ― ao mesmo tempo, Lydia sente o preço físico e emocional a ser pago e se vê inevitavelmente obrigada a escolher entre uma delas.

Uma história tocante sobre o luto e a esperança. O romance é simplesmente genial! Já conheciam?

17 abril 2024

[RESENHA] Cidade da Lua Crescente: Casa de terra e sangue (Vol. 1) | @sarahjmaas | @editorarecord | Selo: @galerarecord | Colaboradora: Joseli Medeiros | Páginas: 896 | Ano: 2020 | Indicação: 18+


Bryce é uma mestiça, metade feérica e metade humana, e por não ter herdado poderes, seu pai a mantém como segredo, pois ele é um poderoso rei,. Já ela não se importa, se orgulha de sua parte humana e de sua mãe. Ela tem uma grande amiga, Danika, a qual é a líder de uma matilha de lobos, as duas planejam as suas vidas sincronizadas, mas quando uma grande tragédia acontece, a vida perfeita de Bryce vai pelo ralo.

“— Não há nada de errado em ser uma garota que curte se divertir. Não entendo por que todo mundo acha que há. — Mas ela sopesou as palavras. — É mais fácil para mim... quando as pessoas acreditam no pior a meu respeito. Me deixa ver quem são de verdade.”

Sozinha, única testemunha, e até mesmo uma suspeita, é como ela é vista, mesmo depois de dois anos dos acontecimentos. Quando novos crimes acontecem, é que Bryce ganha novos motivos para viver, e fazer valer a sua sobrevivência.

Esse livro é um mundo vasto, a autora não mede esforços para nos mostrar inúmeros mundos e reinos existentes em sua mente. Além, é claro das artimanhas, segredos, mentiras, 4ss4ssin4t0s, e toda a magia por trás das histórias da autora.

“— Por muito tempo, Bryce parecia um fantasma. Fingia que não era, mas era. — Finalmente, o helicóptero decolou. — Você a trouxe de volta à vida.”

Eu gostei bastante de todo o desenvolvimento, porém algumas coisas como a repetição das partes íntimas dos personagens me irritaram um pouco, mas a audácia da Bryce em enfrentar tudo e todos, mesmo sabendo que eles poderiam m4t4-la, como quem quebra um graveto, deixou a leitura ainda mais frenética. E eu adoro mocinhas audaciosas. Acompanhar o desenvolvimento de Bryce durante a leitura foi prazeroso, e claro quanto mais drama e derramamento de s4ngu3 mais eu gosto da história.

O universo que Sarah cria é vasto e já estou mega empolgada para ler o segundo volume, pois o primeiro foi incrível. O segundo imagino que seja extremamente bom, e o terceiro extraordinário.

Qual é o seu preferido da série?

16 abril 2024

[RESENHA] Chocolate meio amargo | @senia_renones | Bookstart | Assessoria: @lcagcomunicacao | Páginas: 164 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A obra “Chocolate meio amargo” é um romance delicioso e emocionante sobre a vida. A história começa com a chegada do inglês Richard Smith ao Brasil, no fim do século 19. Acompanhamos a sua geração prosseguir e frutificar. Encontramos o desafio dos imigrantes por estarem em uma novo país, acontecimentos inesperados, m0rt3s, nascimentos, relações familiares, viagens gastronômicas e muito sabor. Um livro completo!

O prólogo já deixa o leitor angustiado para saber o que aconteceu com Mary. Mil teorias são criadas!

Eu sou descendente de italianos/espanhóis e fiquei apaixonada por essa história. A ambientação é perfeita e me senti em uma riquíssima viagem gastronômica e cultural.

“O amor e a paixão que Anna sempre tivera com gastronomia eram ínfimos se comparados com a evolução e o crescimento desse processo após o nascimento de Ricardo.”

Alguns acontecimentos são tristes, como a m0rt3 de Ellen. Foi de partir o coração. Também encontramos sabores marcantes e lugares inesquecíveis, como: Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre e o Palácio Real de Madrid.

Confesso que fiquei com vontade de experimentar os pratos citados no livro. A ‘La Pepitoria’ (frango cozido com molho feito de gemas duras, açafrão, vinho e amêndoas, acompanhado de legumes e batatas) me deu uma sensação enorme de satisfação. Chique, né?

“Anna percebia inclusive como a maioria de seus clientes funcionavam apenas observando o modo com que eles escolhiam seus doces.”

Que história bem construída e que resgata lindas memórias afetivas. O final foi emocionante e passei amar, ainda mais, o chocolate meio amargo.

Lição número 1 tirada da obra: O amor é um agente transformador da vida! Ame hoje e sempre!

15 abril 2024

[QUOTES] Afrodite e o duque | @jjmcavoy | @editorarecord | Selo: @veruseditora |Tradução: Karine Ribeiro | Páginas: 364 | Ano: 2024


Cadê os fãs de Bridgerton? A obra “Afrodite e o duque” é ideal para vocês e também para os amantes de romance de época.

J.J. McAvoy criou um romance emocionante, cheio de diversidade e muito fluido. Vou colocar meus quotes preferidos para deixar vocês com água na boca:

“Platão disse que o amor era uma perigosa doença mental, e temi que retornar a Londres me faria perceber que eu ainda estava muito doente.”

“Enquanto dançávamos, pensei na imagem do pássaro outra vez. Haviam balançado minha gaiola, e eu devia dançar da maneira mais elegante.”

“De imediato, eu me virei para a porta para observar Afrodite da forma como sempre fazia, como se olhasse para o divino. Como era possível que toda cor fosse feita apenas para ela?”

“Eu havia aprendido tanto, mas tinha certeza, assim como o sol estava no céu, que havia muito mais que ele ainda tinha para me ensinar.”

“Depender de outra pessoa não era o meu forte. Por muito tempo eu estivera sozinho nessa batalha. Por toda a minha vida precisei lutar contra tudo, e eu estava cansado.”

“Afrodite não consegue parar de pensar que a colocar à altura da deusa da beleza é um pouco demais. Até porque sua reconhecida beleza não impediu que o amor da sua vida terminasse com ela e se casasse com outra, três anos atrás.”

Já pensou o que daria a combinação de uma belíssima dama rejeitada e um duque arrependido?

Qual foi o seu quote preferido? Ficou instigado (a) para ler?

14 abril 2024

[INDICAÇÃO] Passe este livro adiante! | Darren Farrell | @vreditorabr | Ilustração: Maya Tatsukawa | Tradução: Natália Chagas Máximo | Páginas: 48 | Ano: 2023


Eu recebi a obra da querida VR Editora e fiquei apaixonada pela proposta da mesma. Não é nada fácil desapegar de um livro, porém compartilhar é algo infinitamente maior.

O livro é meu e eu quero que ele passe por inúmeras mãos. A primeira pessoa que irá recebê-lo é a minha leitora mirim Amanda. Ela é filha da minha amiga do perfil @clubedomdaamizade Aline.

O escritor Darren Farrell gosta de passar coisas adiante. Cumprimentos, sorrisos, barrinhas de cereal, abraços. Ele não vê a hora de passar este livro adiante também! Escritor e ilustrador, suas obras são sucesso de venda e de público nos Estados Unidos. Mora com sua família e seu cão viajante, Leo, em Durham, na Carolina do Norte (EUA).

A ilustradora Maya Tatsukawa tinha dificuldade de passar seus livros adiante. Hoje, é sua atividade favorita! Maya é ilustradora de livros infantis e designer. Ela vive em Boston, Estados Unidos, com o gato que gerencia o seu estúdio. Com ele, Maya compartilha croissants e pãezinhos doces.

Vamos dividir e compartilhar muito amor com histórias incríveis?

Passe adiante a alegria de ter lido este livro e fomente a leitura para o mundo!

13 abril 2024

[DICAS DE SÉRIE] Fence: Rivais (Vol. 4) e Fence: Ascensão (Vol. 5) | @c.s.pacat | @editorarecord | Selo: @galerarecord | Tradução: João Rodrigues | Ilustração: Johanna the Mad | Ano: 2023


Boa noite, leitores! Eu como fã de quadrinhos não poderia deixar de indicar a série Fence, pois a história é maravilhosa com aquele enemies to lovers que amamos, muita diversão e competição. Hoje citarei os volumes 4 e 5. Vejam as sinopses:

Rivais

Após combates árduos nas rodadas de teste da prestigiosa Escola Kings Row, a equipe de esgrima enfim está formada e pronta para o ano de competições. No entanto, justo quando os integrantes parecem estar se unindo, um rival de longa data da Kings Row reaparece.

A AMR, Academia Metodista para Rapa­zes, foi a equipe que, no ano anterior, elimi­nou a Kings Row do campeonato estadual. Desta vez, a menos que Nicholas, Seiji e os outros meninos aprendam a trabalhar jun­tos, a escola deles pode acabar fadada no­vamente ao fracasso. E, quem sabe, os dois possam se tornar algo mais do que apenas colegas de equipe ao longo do caminho...


Ascensão

Após a primeira vitória da Kings Row no ano de combates, não demora muito para a nova reputação do time se espalhar... E agora os corredores da escola estão agitados por um motivo bastante especial: a equipe de esgri­ma foi convidada para o famoso acampa­mento de treinamento do Colégio Halverton.

Lá, eles ficam cara a cara com as melho­res equipes de esgrima do país, e Nicholas precisa se esforçar ainda mais para chegar ao nível dos colegas. Será que ele consegui­rá ser resiliente o bastante para triunfar?

A série é da autora best-seller de Ascensão das Trevas , C. S. Pacat e não vejo a hora de ler o sexto volume.

Vocês curtem Graphic Novels? Já conheciam a série Fence?

12 abril 2024

[RESENHA] Indecisões: irresistíveis ilusões | @ivanjrautor | @editoraflyve | Páginas: 246 | Ano: 2023 | Indicação: 16+ | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


No primeiro livro, Ivan, terminou a história deixando o meu coração em frangalhos. Confesso que estava com medo do que estaria por acontecer, hehe! E não é que Junior se superou no quesito destruidor de corações? Em “Indecisões” a narrativa é mais densa, urgente e com camadas profundas. Amadurecer nunca foi um processo mágico e esse desespero é latente nos personagens.

O Prefácio introduz a obra com uma singularidade incrível. Nathalia Batista escreveu de uma forma objetiva e que leva o leitor refletir sobre a vida.

Murilo continua cheio de dilemas, repleto de dúvidas e com novos problemas (r4nç0 eterno Bárbara). O título não poderia ser melhor para definir um protagonista. Em contrapartida, o jovem Igor tenta viver novas situações, trilha uma jornada de autoconhecimento e segue a vida. Será que amadureceu o suficiente?

“— Nenhum, só que, ao que parece o problema está nos outros e no quarto isso nos afeta, nos limita. Você ainda se camufla bem, pior sou eu que me sinto sempre em evidência.”

Dilemas, indecisões, julgamentos, obstáculos e escolhas marcam a narrativa. Como resistir aos contratempos? Uma pergunta difícil de responder…

“Tantas indecisões até aqui, e sinto que só preciso seguir, afinal nesse jogo, eu fui o perdedor. Apenas esquecer e recomeçar.”

Eu sou apaixonada pela diagramação dessa obra, pelas ilustrações e a trilha sonora foi escolhida a dedo. O conjunto perfeito!

Sendo assim, já prevejo que no terceiro volume, o escritor Ivan terá que colocar o meu nome na fila do transplante cardíaco. Que final foi esse? Socorro, Junior!

11 abril 2024

[INDICAÇÃO] O inventor | @miguelbonnefoy | @editoravestigio | Tradução: Júlia da Rosa Simões | Páginas: 152 | Ano: 2023


Boa noite, amores! Hoje indico a obra “O inventor” do escritor Miguel Bonnefoy. Uma narrativa pitoresca, envolvente e que mostra o poder da resiliência.

Sinopse:

França, meados do século XIX. Esta é a incrível história de Augustin Mouchot. Filho de um serralheiro, esse obscuro professor de matemática se tornou o inventor da máquina movida a energia solar, graças à descoberta de um livro antigo na sua nova biblioteca.

Sua invenção, que batizou de “Octave”, seduziu Napoleão III e recebeu a aprovação das autoridades e da imprensa, tendo sido exibida com sucesso na Exposição Universal em Paris, em 1878. Mas a Revolução Industrial, impulsionada pelo carvão, arruinou seus projetos, que eram considerados demasiado dispendiosos.

Depois de muitos altos e baixos, em uma última cartada, Mouchot tenta reavivar o fogo da sua descoberta sob o escaldante sol argelino, não sem graves consequências pessoais. Com a vivacidade pulsante pela qual o conhecemos, Miguel Bonnefoy oferece nesta biografia o retrato deslumbrante de um gênio atormentado e esquecido.

Augustin Mouchot nos mostra a sua força diante da saúde frágil, da vontade de conquistar os seus objetivos e como a resiliência é importante para viver. Adorei acompanhar as suas invenções.

A obra é uma biografia romanceada e deixa o leitor instigado pela vida de Mouchot. Confesso que não conhecia a história real dele e foi uma grata surpresa. Indicado!

10 abril 2024

[RESENHA] Antes que o verão acabe | Aureliano [et al.] | @editoranacional | Selo: @editoranaci | Páginas: 256 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A obra “Antes que o verão acabe” aborda sete contos de verão escritos por Aureliano, Cristina Bomfim, G. B. Baldassari, Júlia Maizman, Mark Miller, Mary C. Müller e Victor Marques. Os contos são: Da maior importância; O príncipe fantasma; Um verão em Monte Azul; Um bom começo; Esse verão vai te matar; Praia do nosso futuro e Madonna de verão. Encontramos contos diversificados, repletos de emoção, divertidos e muito bem construídos. Quem não tem uma história de verão para contar, não é mesmo?

No final de cada capítulo encontramos uma belíssima ilustração das maravilhosas Marina Araújo, Luana Gurgel, Amanda Santos, Taíssa Maia, Lara Késsia, Júlia Cascaes e Emile Kipper. Elas complementam a narrativa com maestria, pois dão vida para os personagens visualmente falando. Cada uma é responsável por ilustrar um capítulo. Amei!

Todos os contos são envolventes e aqueceram o meu coração de uma forma especial. É impossível dizer qual foi o melhor, porém escolhi três para tecer as minhas considerações.

Em “O príncipe fantasma” da escritora Cristina Bomfim, viajamos por um mundo mágico e que muitos já desejaram viver. Alguns personagens gostaríamos que se tornassem reais…

“Em todas as bibliotecas e pequenas livrarias, por menores que sejam, existem personagens aprisionados em histórias, almejando o dia que serão libertados.”

Na história “Esse verão vai te m4t4r” encontramos uma narrativa densa, reflexiva e que deixa o leitor desesperado para saber o desfecho. Você realmente conhece seus amigos?

“O que a floresta tem de sinistra à noite, tem de bela durante o dia.”

O conto “Madonna de verão” aborda uma linda jornada intergeracional, resgate da cultura pop e um mistério instigante. Só de falar na Madonna bate a nostalgia, pois a cantora marcou minha adolescência.

“Sarah usaria uma peruca loira e brincaria com a noção do tempo. Neta e avó se alternando no palco, em passos, planos e poses, passando o futuro, passado e presente. Reinventariam a Sarinha, a Márcia, a Má, a dona e a Madonna.”

Por fim, ao realizar a leitura do livro, fui arrebatada para lugares saudosos e verões que marcaram deliciosamente a minha vida. Super indico para todos os leitores e me responda: Qual verão marcou a sua vida? Me conta nos comentários, pois adorarei saber!

09 abril 2024

[RESENHA] Mesmo se a tempestade chegar | @opaulopera | @temporacriativa | Assessoria: @lcagcomunicacao | Páginas: 256 | Ano: 2023


A obra Sci-fi “Mesmo se a tempestade chegar” foi bem desenvolvida pelo escritor Paulo Pera, pois ele criou personagens marcantes e referências nostálgicas como Dragon Ball Z/Cavaleiros do Zodíaco. Também não posso deixar de citar a narrativa que mesmo sendo ficcional, por vários momentos, beira a realidade de muitas sociedades pelo mundo.

Somos apresentados para o desiludido Soulfly, o homem faz parte de um grupo, que estuda uma recém-descoberta forma de manipular energias. Do outro lado, Tadashi, que é o líder do grupo. Ele age movido por seu ego e impulsividade. Estaria a humanidade caminhando para o fracasso? Leiam!

O livro é dividido em três partes + o Epílogo. A história é tão intensa que me senti dentro de alguns episódios de X-Men e confesso que amei essa sensação. O que falar do Epílogo? Simplesmente, arrebatador!

A categoria de r4nç0 eterno vai para o personagem Tadashi, pois ele é frio, 4rr0g4nt3 e extremamente m4ld0s0. Infelizmente, na vida real, têm muitas pessoas como ele, os manipuladores dos vulneráveis.

“O caos tomou conta da sua visão. Nada fazia sentido. A deformidade engoliu sua cabeça e seu campo de visão de uma forma que ele só podia ver seu corpo e uma indescritível forma abstrata, colorida, temperada e desregrada à sua volta. Não conseguiu se mexer, nem tentou tal façanha. Também se perdeu no tempo que tudo aquilo levou para passar. Um século, ou sessenta zeptose-gundos? Ali não existia espaço e muito menos tempo.”

As temáticas abordadas na obra são fortes como fanatismo, 3xt3rmíni0 da humanidade, 4bus0 de poder e diss3min4ç40 do 0di0.

Por fim, indico a leitura para os amantes de ficção científica, da cultura pop oriental e dos bons debates filosóficos. Você está preparado para os desafios contemporâneos? Antes disso, aceita uma xícara de café?

05 abril 2024

[RESENHA] A astronauta Mila | @aastronautamila | @passaporte.magico | @amarelinha_editora | Ilustrações: Vanessa Alexandre | Páginas: 32 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️+💕💕💕


O livro infantojuvenil “A astronauta Mila” é uma verdadeira aula sobre empoderamento feminino. A jovem escritora Taís Assis é um orgulho nacional, pois os seus pensamentos são necessários, genuínos e repletos de ensinamentos. O dom da escrita é nato e ouviremos falar muito dessa grande mocinha no futuro. Anote o nome dela!

A obra nos conta a história da astronauta Mila, que é a única mulher, na Estação Espacial Totoc. Ela foi nomeada comandante da missão especial e seus colegas homens a subjugaram pelo simples fato da mesma ser uma mulher. Infelizmente, o fato não é isolado e acontece em todas as áreas. Porém, Assis em sua narrativa, mostra que as mulheres podem fazer o que quiserem. Alguma dúvida disso? Somos a resiliência!

“Infelizmente, muitos duvidavam da minha liderança. Mas eu não ligava! O que eu queria mesmo era viajar o mais rápido possível e cumprir aquela missão especial.”

Mila conseguirá cumprir sua missão? Nunca duvide da força e do poder decisório de uma mulher. Leia para descobrir o destino de nossa protagonista!

Um fato que achei bem relevante na obra são as curiosidades científicas e confesso que não sabia de algumas, por exemplo: Em 2013, os astrônomos descobriram um planeta cor-de-rosa que orbita uma estrela parecida com o Sol, um corpo celeste, denominado GJ 504b. Você sabia disso?

Não poderia deixar de citar as ilustrações de Vanessa Alexandre, pois são belíssimas e complementam a história com louvor.

Por fim, leia para os pequenos, aprenda com a nossa jovem escritora e se encante com as belezas do ‘Planeta Misterioso’. Show!

04 abril 2024

[INDICAÇÃO] Prazer ou negócios | @rlynn_solomon | @editorarecord | selo: @veruseditora | Tradução: Carolina Candido | Páginas: 350 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A obra já pega 🔥 logo no título e Rachel Lynn Solomon possui a escrita divertida, envolvente e muito fluida. Uma comédia romântica pic4nt3 que irá te conquistar!

Sinopse:

Chandler Cohen, uma ghostwriter, se sente mais invisível que um fantasma no dia em que vai à sessão de autógrafos do último livro que escreveu e a autora nem sabe quem ela é. A noite parece mais promissora quando Chandler conhece um cara interessante no bar e a conexão entre eles é imediata. Mas, depois que toda a tensão s3xu4l entre os dois culmina em uma tr4ns4 constrangedora, ela decide que é melhor esquecer aquela noite.

Para o azar de Chandler, isso não vai ser tão fácil. Seu próximo projeto como ghostwriter é escrever o livro de memórias de Finn Walsh, um ator conhecido por interpretar um nerd adorado pelo público em uma série cult de lobisomem e que hoje em dia ganha a vida participando de convenções de fãs pelo país. Só que Chandler conhece Finn por outro motivo: aquela tr4ns4 cheia de momentos que seriam trágicos se não fossem hilários.

Chandler está determinada a manter a parceria o mais profissional possível, mas, quando ela admite que a noite que passaram juntos não foi tão incrível quanto ele pensava, Finn fica desnorteado. Ele a deixa tão intrigada que eles acabam fazendo um acordo: quando não estiverem trabalhando no livro, Chandler vai ensinar a Finn a arte do s3x0.

À medida que se tornam mais íntimos ― tanto na cama quanto fora dela ―, Chandler e Finn terão que descobrir o que é mais importante: pr4z3r ou negócios ― ou se há uma maneira de terem os dois.

A obra fez parte do Clube Boa Leitura do mês de março com um debate dinâmico e engraçado.

Vocês já conheciam o livro? Super indico!

02 abril 2024

[DICA DE LIVROS INFANTIS]


Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil, eu sei! Estou passando para indicar para os pequenos o meu livro “Sabrina: a bruxinha da alegria” e da parceira Taís Assis “A astronauta Mila”. Nacional ou Internacional devemos fomentar a leitura, instigar os pequenos leitores, proporcionar momentos de diversão e ajudá-los a compreender o mundo ao redor.

Sinopses:

(Sabrina: a bruxinha da alegria)

Sabrina é uma bruxinha que vai ensinar o valor de se aceitar e viver com alegria. Nesta fantástica historinha, as crianças também aprenderão de forma lúdica e encantadora como é divertido usar a imaginação.

(A astronauta Mila)

O livro traz a história da astronauta Mila, única mulher na Estação Espacial Totoc e que não tinha o apoio dos seus colegas de equipe, simplesmente por ser mulher. Até que é nomeada comandante de uma missão espacial e tem a chance de mostrar sua capacidade. Mas Mila não contava com uma sabotagem, que a fez adiar seu sonho de chegar ao Planeta Misterioso. Será que nossa astronauta consegue reverter a situação e cumprir sua missão?

—🥰—

Comentários sobre as obras:

“Sabrina, a bruxinha da alegria” é um livro que nos encanta já pela capa, que é adorável. Aliás, todo o livro tem ilustrações que são uma graça. E a história como um todo é uma fofura, pois mostra a delícia de ser criança, do faz de conta, de ver o belo nos pequenos detalhes; mas também fala sobre autoaceitação e autoestima, temas muito importantes para a segurança emocional das crianças. Esse é um livrinho que adorei ler junto com a minha filha e com o qual ela se identificou bastante. Recomendo essa leitura!

“A Astronauta Mila” é uma obra cativante e surpreendente, que trabalha de maneira sutil e inteligente o empoderamento feminino, a união e a capacidade das mulheres ocuparem todos os espaços. Essa foi uma leitura cativante, fluida e envolvente, que me surpreendeu positivamente pelo seu enredo e pela sua belíssima edição.

O meu livro digital está disponível gratuitamente pelo Kindle Unlimited na Amazon e o físico pela @loja.uiclap

Já o da Taís você encontra disponível pela @amarelinha_editora ou com
a própria autora!

📸 leitora mirim Amanda