20 julho 2022

[RESENHA] Intervenções psicopedagógicas: Potencializando Habilidades em Crianças de 7 a 12 anos com "Dislexia" | Org: Débora Nikkaus e Renata Moura | @uiclapbr | Páginas: 66 | Ano: 2022



A obra “Intervenções Psicopedagógicas” é o resultado de um estudo baseado nas experiências de intervenções realizadas em consultórios, clínicas, salas de recursos e ambientes terapêuticos, com pacientes de escolas públicas e privadas, conduzidas por doze profissionais da área de Psicopedagogia. O foco são as crianças com Dislexia, na faixa etária de 7 a 12 anos.

Eu sou especialista em Transtornos de Aprendizagem e acho importantíssimo potencializar as habilidades das crianças. O “tratamento” é clínico e se dá através de terapias que atuam nas mais diferentes habilidades.

O uso dos jogos é extremamente necessário e ajuda no resgate da autoconfiança, nas relações sociais, familiares e no processo da aprendizagem. Os recursos audiovisuais também são uma ferramenta importante para o conhecimento, pois o lúdico auxilia e ajuda as crianças a explorarem ambientes e o conhecimento de forma prazerosa.

As intervenções nas funções executivas e consciência fonológica através de músicas, testes padronizados, organização mental, estudo de sílabas/fonemas, jogos e textos diversos são excelentes ferramentas.

“É muito importante potencializar as funções executivas e também potencializar as funções cognitivas, visto que são habilidades interligadas.”

É essencial para as crianças o apoio dos pais ou responsáveis pelas mesmas, pois elas se sentem acolhidas, são mais participativas e conseguem com maior fluidez a compreensão do processo de ensino e aprendizagem. As crianças que os pais são omissos, é notável a dificuldade de aprender. Muitos pais jogam toda a responsabilidade para a escola e para os profissionais responsáveis.

A escola e a equipe multidisciplinar precisam caminhar lado a lado com a criança, conhecer as dificuldades, entender o processo de alfabetização e estimular os pequenos dentro da dificuldade específica de cada um.

Indico a obra para os pais, professores, profissionais multidisciplinares e leitores que gostariam de entender a Dislexia e as devidas intervenções.