16 abril 2024

[RESENHA] Chocolate meio amargo | @senia_renones | Bookstart | Assessoria: @lcagcomunicacao | Páginas: 164 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A obra “Chocolate meio amargo” é um romance delicioso e emocionante sobre a vida. A história começa com a chegada do inglês Richard Smith ao Brasil, no fim do século 19. Acompanhamos a sua geração prosseguir e frutificar. Encontramos o desafio dos imigrantes por estarem em uma novo país, acontecimentos inesperados, m0rt3s, nascimentos, relações familiares, viagens gastronômicas e muito sabor. Um livro completo!

O prólogo já deixa o leitor angustiado para saber o que aconteceu com Mary. Mil teorias são criadas!

Eu sou descendente de italianos/espanhóis e fiquei apaixonada por essa história. A ambientação é perfeita e me senti em uma riquíssima viagem gastronômica e cultural.

“O amor e a paixão que Anna sempre tivera com gastronomia eram ínfimos se comparados com a evolução e o crescimento desse processo após o nascimento de Ricardo.”

Alguns acontecimentos são tristes, como a m0rt3 de Ellen. Foi de partir o coração. Também encontramos sabores marcantes e lugares inesquecíveis, como: Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre e o Palácio Real de Madrid.

Confesso que fiquei com vontade de experimentar os pratos citados no livro. A ‘La Pepitoria’ (frango cozido com molho feito de gemas duras, açafrão, vinho e amêndoas, acompanhado de legumes e batatas) me deu uma sensação enorme de satisfação. Chique, né?

“Anna percebia inclusive como a maioria de seus clientes funcionavam apenas observando o modo com que eles escolhiam seus doces.”

Que história bem construída e que resgata lindas memórias afetivas. O final foi emocionante e passei amar, ainda mais, o chocolate meio amargo.

Lição número 1 tirada da obra: O amor é um agente transformador da vida! Ame hoje e sempre!