A obra “Antes que o verão acabe” aborda sete contos de verão escritos por Aureliano, Cristina Bomfim, G. B. Baldassari, Júlia Maizman, Mark Miller, Mary C. Müller e Victor Marques. Os contos são: Da maior importância; O príncipe fantasma; Um verão em Monte Azul; Um bom começo; Esse verão vai te matar; Praia do nosso futuro e Madonna de verão. Encontramos contos diversificados, repletos de emoção, divertidos e muito bem construídos. Quem não tem uma história de verão para contar, não é mesmo?
No final de cada capítulo encontramos uma belíssima ilustração das maravilhosas Marina Araújo, Luana Gurgel, Amanda Santos, Taíssa Maia, Lara Késsia, Júlia Cascaes e Emile Kipper. Elas complementam a narrativa com maestria, pois dão vida para os personagens visualmente falando. Cada uma é responsável por ilustrar um capítulo. Amei!
Todos os contos são envolventes e aqueceram o meu coração de uma forma especial. É impossível dizer qual foi o melhor, porém escolhi três para tecer as minhas considerações.
Em “O príncipe fantasma” da escritora Cristina Bomfim, viajamos por um mundo mágico e que muitos já desejaram viver. Alguns personagens gostaríamos que se tornassem reais…
“Em todas as bibliotecas e pequenas livrarias, por menores que sejam, existem personagens aprisionados em histórias, almejando o dia que serão libertados.”
Na história “Esse verão vai te m4t4r” encontramos uma narrativa densa, reflexiva e que deixa o leitor desesperado para saber o desfecho. Você realmente conhece seus amigos?
“O que a floresta tem de sinistra à noite, tem de bela durante o dia.”
O conto “Madonna de verão” aborda uma linda jornada intergeracional, resgate da cultura pop e um mistério instigante. Só de falar na Madonna bate a nostalgia, pois a cantora marcou minha adolescência.
“Sarah usaria uma peruca loira e brincaria com a noção do tempo. Neta e avó se alternando no palco, em passos, planos e poses, passando o futuro, passado e presente. Reinventariam a Sarinha, a Márcia, a Má, a dona e a Madonna.”
Por fim, ao realizar a leitura do livro, fui arrebatada para lugares saudosos e verões que marcaram deliciosamente a minha vida. Super indico para todos os leitores e me responda: Qual verão marcou a sua vida? Me conta nos comentários, pois adorarei saber!