11 abril 2024

[INDICAÇÃO] O inventor | @miguelbonnefoy | @editoravestigio | Tradução: Júlia da Rosa Simões | Páginas: 152 | Ano: 2023


Boa noite, amores! Hoje indico a obra “O inventor” do escritor Miguel Bonnefoy. Uma narrativa pitoresca, envolvente e que mostra o poder da resiliência.

Sinopse:

França, meados do século XIX. Esta é a incrível história de Augustin Mouchot. Filho de um serralheiro, esse obscuro professor de matemática se tornou o inventor da máquina movida a energia solar, graças à descoberta de um livro antigo na sua nova biblioteca.

Sua invenção, que batizou de “Octave”, seduziu Napoleão III e recebeu a aprovação das autoridades e da imprensa, tendo sido exibida com sucesso na Exposição Universal em Paris, em 1878. Mas a Revolução Industrial, impulsionada pelo carvão, arruinou seus projetos, que eram considerados demasiado dispendiosos.

Depois de muitos altos e baixos, em uma última cartada, Mouchot tenta reavivar o fogo da sua descoberta sob o escaldante sol argelino, não sem graves consequências pessoais. Com a vivacidade pulsante pela qual o conhecemos, Miguel Bonnefoy oferece nesta biografia o retrato deslumbrante de um gênio atormentado e esquecido.

Augustin Mouchot nos mostra a sua força diante da saúde frágil, da vontade de conquistar os seus objetivos e como a resiliência é importante para viver. Adorei acompanhar as suas invenções.

A obra é uma biografia romanceada e deixa o leitor instigado pela vida de Mouchot. Confesso que não conhecia a história real dele e foi uma grata surpresa. Indicado!