A HQ é vencedora do Prix BD Fnac 2015. Lupano e Panaccione criaram uma história melancólica, nostálgica, amorosa, cultural e tendo o meio ambiente como um dos ingredientes primordiais para uma boa pescada. As ilustrações estão simplesmente sensacionais e faz com que sintamos o sol mesmo em dias nublados.
Quando eu recebi a obra e fui lê-la tive uma grande surpresa, pois simplesmente, ela não tem texto. Isso mesmo! Fiquei alguns segundinhos impactada e logo após, eu compreendi a real essência dela.
Lição do dia: Não precisa de letras, palavras ou diálogos para entender tudo que é preciso. As ilustrações falam por si só, quanta perfeição!
Também amei que os autores abordaram através das ilustrações questões ambientais, como: vazamento de óleo, pirataria, acúmulo de lixos, pesca intensiva e outros.
Eu gostei da personagem Madame, pois ela fechou os ouvidos para as pessoas negativas e manteve dentro dela a chama da esperança. Uma busca dolorosa e implacável pelo seu esposo.
Eu super indico a leitura e desejo que a sua vida seja repleta de gaivotas! Quem realizar a leitura compreenderá a referência!