15 janeiro 2022

[RESENHA por @chihiro_literary] A Biblioteca da Meia-noite | @mattzhaig | @bertrandbrasil | Páginas: 308 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Resenha por Chihiro Literary

Quando Nora Seed era criança, ela abandonou a natação e isso causou muita decepção no seu pai. Após isso, a moça descobriu a música e junto com o seu irmão eles criaram uma banda. Porém, quando estavam prestes a assinar um contrato, ela desistiu. E isso acabou destruindo qualquer tipo de laço que ela tivesse com o irmão.

Agora aos 35 anos, ela vive se remoendo de remorso. Não só pela natação ou pela música, mas também pela morte dos pais, pela separação do namorado, pelo afastamento com sua melhor amiga, pela sua demissão e pela morte de seu gato. Para ela não tem mais motivos para viver. Nada faz sentido e ninguém precisa mais dela.
Assim, ela deixa uma mensagem de desculpas para o irmão e toma vários remédios.

"Momentos felizes podem se transformar em dor, com o devido tempo."

Ela só não contava que iria acordar em uma biblioteca, um lugar mágico em que todos os livros são uma vida que ela poderia viver. Ao abrir um livro ela teria uma nova vida, com uma nova oportunidade. Nora pode ser quem ela quiser e fazer o que quiser. Porém, nem tudo será o que ela imaginava. Escolher uma boa vida será uma tarefa muito difícil.

"Ninguém precisa dela. Ela era supérflua para o universo."

Matt Haig é natural de Sheffield, na Inglaterra, e começou a sua carreira como jornalista, tendo colaborado com conceituadas publicações britânicas. Iniciou-se na escrita de ficção em 2004 e, desde então, nunca mais parou, sendo atualmente um autor bestseller internacional de obras para adultos e para o público mais jovem, com livros publicados em mais de 30 idiomas.
Considerado pelo New York Times como um romancista de grande talento, apresenta-nos histórias que muitas vezes fundem a realidade com a fantasia, oferecendo-nos uma escrita que o Guardian descreve como sendo «deliciosamente estranha».

"Não acho que seu problema tenha sido medo do palco. Ou medo do casamento. Acho que seu problema era medo da vida."

Durante as inúmeras vidas de Nora ela começa a perceber que as coisas não eram como ela se lamentava.

Nem tudo o que aconteceu foi sua culpa e as pessoas de sua vida não eram tão maravilhosas assim como ela via. Nora irá crescer espiritualmente e dará valor a cada minuto de sua vida.

"Cada vida contém muitos milhões de decisões. Algumas grandes, algumas pequenas. Mas cada vez que uma decisão é tomada em detrimento de outra, os resultados são diferentes. Ocorre uma variação Irreversível, o que, por sua vez, leva a outras variações. Esses livros são portais para todas as vidas que você poderia estar vivendo."

A Biblioteca da Meia-Noite foi a melhor surpresa do ano. É o meu novo queridinho, ele não vai sair da minha cabeceira. Sempre que eu tiver um tempo irei refazer essa leitura.

"Você tem tantas vidas quanto tem possibilidades. Há vidas em que você toma diferentes decisões. E essas decisões levam a resultados distintos. Se tivesse feito apenas uma coisa de maneira diferente, você teria uma história de vida diferente. E todas existem na Biblioteca da Meia-Noite. Todas são tão reais quanto esta vida."

Sabe aquele livro que toca a sua alma? Pois é esse! Senti que Haig estava escrevendo para mim, me dando uma mensagem, um alerta, uma inspiração.

"Na falta de palavra melhor, aqui é o intervalo. Não é vida. Não é morte. Não é o mundo real num sentido convencional. Mas também não é um sonho. Não é coisa nem outra. É, em suma, a Biblioteca da Meia-Noite."

Após concluir a leitura fiquei pensando em quantas Noras existem, em quantas pessoas que estão cheias de arrependimento, dor e por isso não conseguem viver. Acho que esse livro é mais do que necessário, pois deveria ser uma obrigação de leitura. Eu sempre irei indicá-lo, principalmente para as pessoas que se sentem perdidas. A mensagem desta história é espetacular. Você sente como um abraço forte, uma ajuda, um sopro de vida!