17 janeiro 2022

[RESENHA] Feras e belas: Contos perigosos | @somanc | @editoragutenberg | Páginas: 240 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

 


O que você diria sobre uma obra que reúne contos clássicos sendo contados a partir de uma nova perspectiva e que traz algo sombrio em sua narrativa?

"Você pode até achar que conhece essas histórias, mas está enganado. Na verdade, não sabe nada sobre elas. Se tiver coragem, as histórias estão aqui e agora, só esperando para que as leia como merecem ser lidas!"

A narrativa é surpreendente e é esse o objetivo do autor Soman Chainani em sua coletânea "Feras e Belas: Contos Perigosos", nesta obra ele reúne 12 contos clássicos sendo eles:
“Chapeuzinho Vermelho”; “Branca de Neve”; “A Bela Adormecida”; “Rapunzel”; “João e Pé de Feijão”; “João e Maria”; “A Bela e a Fera”; “Barba-Azul”; “Cinderela”; “A Pequena Sereia”; “Rumpelstichen” e “Peter Pan”.

Soman conseguiu em "Feras e Belas" nos mostrar uma nova face desses contos clássicos que trazem na história muitos mistérios, rebeldia e suspense, sendo assim, foi inevitável não ficar preso durante as 240 páginas do livro.

Em cada conto o leitor vai se deparar com uma narrativa fluída e que instiga, pois de fato quando o capítulo era iniciado se tornava impossível parar a leitura até a conclusão do mesmo.

Alguns contos chamam a atenção por seu enredo meio exótico/diferente, como o da "A Bela Adormecida" onde encontramos elementos e personagens fantásticos, com situações sombrias, mas que no fim se revelam interessante. O fato de Chainani inserir nesta história “vampiros” foi uma grande sacada.

"Para o príncipe, estava claro: demônios vinha bebendo seu sangue."

Um ponto que acho importante salientar é que a obra possui trechos que faz o leitor refletir. Por mais que a proposta da coletânea seja conhecer um lado mais sombrio dos contos clássicos, Soman conseguiu trazer assuntos que precisam de debates, pois os temas são de extrema relevância.

"Logo, ela começou a sentir o chamado da magia das trevas, a invocação de uma bruxa, pois o que é uma bruxa além de uma princesa rejeitada por um príncipe?"

Soman Chainani é fascinado por contos de fadas. Cresceu lendo essas histórias e assistindo às animações da Disney. Quando fez sua graduação em Harvard, praticamente criou uma matéria para ele mesmo sobre contos de fadas e escreveu uma tese sobre a razão pela qual os vilões são tão irresistíveis. Roteirista aclamado, é mestre pela Columbia University na área de Cinema (Direção) e foi ganhador do prêmio máximo da instituição, o FMI Fellowship. Seus filmes já foram exibidos em mais de 150 festivais ao redor do mundo, tendo ganhado mais de 30 prêmios de júri e público. Suas premiações como autor incluem o Big Bear Lake, o New Draft, o CAPE Foundation, o Sun Valley Writers’ Conference e o cobiçado Shasha Grant, concedido por um júri internacional de executivos de cinema. Quando não está escrevendo histórias ou lecionando em Nova York, Soman é um jogador de tênis habilidoso e difícil de vencer (ficou dez anos sem perder um primeiro set!). Até que começou a escrever A Escola do Bem e do Mal. Agora, ele perde sempre.

Se você procura histórias alucinantes regadas de mistérios, magia e perigos, "Feras e Belas: Contos Perigosos" é uma ótima pedida. Já conheciam?