18 dezembro 2020

 [Resenha] Cigana: Marcada pelo Destino | Ellen Lima | Empoderar | Págs 185 |


Na história conhecemos Estela, uma jovem cigana que desde nova tem sua vida traçada e planejada, porém ela não é igual a outras do seu clã, não quer apenas cuidar de filhos e da casa, quer mais, por isso contrariando a cultura Cigana, ela faz faculdade. Isso, aos olhos dos outros, é considerado um pecado, mas ela segue firme e forte.

"E, embora não fosse o final tradicional que se esperava, Estela e Diogo tiveram coragem de quebrar os paradigmas e aceitar que o coração pode querer o que ele quer." 

Diogo é o pretendente de Estela, os dois se conhecem desde pequeno, já que foram prometido um ao outro. Ambos estão mais que animados com o casamento, mas este só acontecerá depois da formatura de nossa jovem cigana. Só que depois do casamento, Estela não reconhece Diogo, já que ele mudara e se tornara abusivo.

Ela em meio ao caos do casamento e de seu relacionamento com o tóxico do Diogo, vê em Wladimir, cigano de outro clã, um Porto Seguro, ao lado dele se sente aceita. Será que ela conseguira se livrar do marido e ficar com Wladimir? O que Estela irá fazer? 

Começo dizendo que essa foi uma leitura nova, já que não havia lido um enredo que tinha como pano de fundo a cultura cigana. Fora isso, a autora ainda trata da questão de Estela não ser aceita por sua comunidade e também viver em um relacionamento abusivo.

"Ver Wlad depois de tanto tempo a fazia suspirar, e ela queria aproveitar os momentos com ele."

Mesmo tratando de assuntos um tanto quanto pesados, a leitura flui, pois em todos os momentos queremos que chegue o final para descobrirmos o que acontecerá com nossos personagens. O livro é curtinho, o que torna a leitura rápida de ser lida, pois a obra só tem suas 185 páginas. 

Fora tudo isso temos Estela, que por mais que seja vista como uma pecadora ou desonra para a cultura cigana, ela consegue se impor e correr atrás dos seus objetivos, como aconteceu, ela consegue se graduar. Eu gostei da personagem por toda evolução que senti nela, já que a jovem precisou se libertar de algumas amarras da cultura na qual cresceu. 

Gostei bastante de Cigana: Marcada pelo Destino. Vocês podem encontrar o livro na Amazon, ele está disponível para assinantes no Kindle Unlimited.