16 dezembro 2020

[Resenha] Adultos | Emma Jane Unsworth | Intrínseca

RESENHA POR CHIHIRO_LITERARY
 

Jenny tem 35 anos, um lindo namorado e trabalha em uma revista online. Vendo de fora qualquer um acharia perfeito, mas as coisas não são realmente assim. Ela não tem um bom relacionamento com sua mãe, sua amiga Kelly está se afastando dela e sua vida amorosa anda de mal a pior. E para completar Jenny sofre de uma dependência por rede social, do tipo que não a deixa ficar um minuto sem pegar no celular.

"Você fica nessa coisa quando comemos, quando vemos tv, quando saímos para caminhar, e agora está olhando para isso enquanto fazemos sexo."

A vida de Jenny é tão desordenada que ela só vai entender a gravidade de seu problema quando tudo explodir. Tentando resolver os seus problemas e entender sua obsessão é que ela vai conseguir dar uma guinada em sua vida. 

É muito curioso como nós só percebemos um problema quando o vemos em outra pessoa, ou, como no caso, em uma obra. A cada página deste livro eu percebia o quão eu e a Jenny éramos parecidas em nossas obsessões. A personagem tem uma enorme necessidade de mexer em suas redes sociais, mesmo que não tenha nada realmente importante nela. Eu me vejo em vários momentos perdendo meu tempo vendo likes, comentários e pensando no que escrever em meus posts. Assim como ela, eu sinto medo de não ser compreendida e pior de tudo: não agradar os meus seguidores.

"Se você posta alguma coisa nas redes sociais e ninguém curte, será que você existe?"

“Adultos” nos faz pensar e refletir sobre nossa vida, ou a falta dela. Tenho certeza que alguém já reclamou do quanto você mexe no celular, pois isso sempre acontece comigo. Eu me perco nesse mundo tecnológico e nem percebo o que está em minha volta. Isso já se tornou um vício e é algo que quero mudar. Que preciso mudar! Existe vida fora das redes, e nem tudo que se vê na Internet é real. Acredito que a autora quis nos mostrar o quanto todos nós somos parecidos com a Jenny. Vivendo uma vida sem objetivo e fútil, nos importando apenas com a opinião do próximo e de quantos likes iremos ganhar.

"Acho sinceramente que seria capaz de dar um tiro em Mia - provavelmente não cara - se a opinião dela a meu respeito não fosse tão importante para mim."

Emma Jane Unsworth é uma romancista e roteirista premiada. Já foi colaboradora de diversos veículos, como The Guardian, BBC Radio e Red Magazine. Além de Adultos ― seu primeiro livro publicado no Brasil ―, a autora também lançou Hungry, the Stars and Everything e Animals, cuja adaptação para o cinema fez sua estreia no festival de Sundance de 2019.