23 outubro 2020

[Resenha] Eu Estive Aqui | Gayle Forman | Arqueiro

 
❅ Alerta de Gatilho ❅

Cody sempre achou que sabia tudo sobre sua melhor amiga Meg, mas essa certeza vai embora no momento em que ela recebe uma mensagem de despedida de Meg, um dia após seu suicídio.

Uma viagem até a faculdade em que Meg estudava faz com que Cody descubra várias coisas sobre sua amiga. E achar o notebook de Meg pode, mais uma vez, fazer com que Cody não tenha mais certeza sobre o que acha que sabe sobre a morte da amiga! Um arquivo criptografado pode mudar tudo. O que será que Meg queria tanto esconder?

“Perdi alguém recentemente. Uma pessoa tão importante que é como se parte de mim mesma tivesse morrido. E agora não sei mais ser como antes. Ela era o meu sol, e então meu sol se apagou. Imagine só se o Sol se apagasse de verdade. Talvez ainda restasse vida sobre a Terra, mas você iria continuar querendo viver aqui? Será que eu quero continuar vivendo aqui?”

Eu não sei exatamente como Cody era antes do suicídio da sua melhor amiga, mas sei o que ela se tornou: uma pessoa fria e cheia de raiva. É incrível poder notar as fases de luto nos personagens e como a autora consegue nos fazer entender (ou não) as atitudes dos personagens e ter empatia com os mesmos.

“Meu Deus, como eu sinto falta de Meg. Mas sinto muita raiva dela também. Se não consigo perdoá-la, como conseguirei perdoar a mim mesma?”

Meg Garcia era aquele tipo de pessoa que chamava atenção por onde passava e conseguia o que queria. Ela não teria motivos para se matar, teria? E como diabos sua melhor amiga não notou os indícios do suicídio? O ponto é, às vezes não temos indícios. Às vezes, a pessoa esconde tão bem a sua dor que não conseguimos notar nada. Ou então, estamos tão focados nos nossos problemas que não conseguimos notar mais nada a nossa volta.

“Sou tomada por uma onda repentina e dolorosa de nostalgia. Sinto falta disso. Mas como posso sentir falta de algo que nunca tive de verdade? Recebi tudo isso de segunda mão através de Meg. Como basicamente todo o resto na minha vida.”

Gayle Forman é uma escritora norte-americana que começou sua carreira escrevendo para revistas e em 2007 veio a publicar seu primeiro romance. Além de “Eu estive aqui”, a autora também escreveu os livros “O que há de estranho em mim” e “Se eu ficar”, ambos publicados pela Editora Arqueiro.

“Eu estive aqui” é aquele livro que te prende do início ao fim. Mas não pensem que a leitura é fácil, porque não é. A escrita da autora nos aproxima tanto da história e dos personagens que nós, leitores, passamos por um mix de sentimentos ao decorrer do livro. Além de nos colocarmos no lugar da personagem que perdeu alguém.

Eu gostei muito desse livro, embora tenha me sentido ansiosa em alguns momentos. Apesar disso, foi uma ótima leitura e muito importante a mensagem que ele nos passa. Há gatilhos no livro, então não indico a obra para todos. Mas para aqueles que lerem, tenham certeza que não vão se arrepender, o final é bem satisfatório. Recomendo que leiam a nota da autora!

Centro de Valorização da Vida - Precisando conversar? Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.