09 julho 2019

[Resenha] | Summer Love| Guilherme Tironi | Editora Sinna



A obra “Summer Love” aborda a história do jovem Zach que após mudar de escola teve sua vida transformada de uma forma crescente de notícias bombásticas e uma montanha russa de sentimentos. Ele conhece o amor e a amizade da forma mais pura e real dos sentimentos. Hasley e Joe mostram para Zach que mesmo que algo tenha fim, esse algo pode ser infinito. As melhores coisas da vida são como chuvas de verão: chegam de repente, avassaladoras e intensas, deixando rastros inesquecíveis e marcantes.

“A vida é uma grande bomba-relógio e, enquanto você souber cortar os laços certos, não será dolorosamente destruído por si mesmo. Seria hilário, se não fosse trágico; fazer piada sobre sua condição enquanto espera alta em uma cama de hospital me parecia uma boa maneira de passar o tempo”.

Tironi consegue com maestria arrebatar o coração do leitor com uma narrativa forte, poética, dolorosamente emocionante e com personagens especiais. Alguns temas são abordados no livro, como: amizade, amor, LGBTQ+, doença, relações familiares, saudade, medo, suicídio, morte, dúvidas, presente, futuro e a certeza de vivermos o hoje. Devemos curtir, amar, sentir, viver intensamente o hoje, pois o amanhã poderá não existir ou não ser da forma sonhada. Viva mais e mais!

“Mamãe sabe que eu vou morrer, mas é mais fácil acreditar em uma mentira que agrade seus ouvidos do que encarar a realidade”.

A playlist selecionada pelo escritor é maravilhosa, assim, como os textos, cartas e poemas do livro. Todos com uma alta carga emocional que fará que o mais gelado dos corações se derreta com o tamanho dos sentimentos expostos na obra.

Guilherme consegue mesmo diante do drama, tirar boas risadas do leitor. É bem gostoso ver as descobertas interiores de Zach e atualmente no mundo em que as pessoas são egocêntricas e esqueceram-se dos valores, ver o resgate na obra do verdadeiro conceito de família, amor e amizade é fenomenal.

Por fim, “Summer Love” aqueceu meu coração e o destruiu ao mesmo tempo, pois o final foi emocionalmente devastador. Não sou de ter os olhos marejados ao ler e confesso que umas lágrimas rolaram pela face. A lição que tiro com a obra é contemplar as estrelas, a lua, o sol, um sorriso, a neve, um abraço, um simples olhar e ser a nossa própria estação. Caro leitor, não se esqueça de viver o hoje e falar eu te amo para quem de fato você ama! Alcance o universo!