08 julho 2019

[Resenha] | Colega de quarto| Victor Bonini | Faro Editorial



A obra “Colega de quarto” nos apresenta Eric Schatz, universitário, solteiro, alto padrão de vida e que percebe que o seu apartamento está sendo frequentado não só por ele. Algumas coisas estranhas começam a aparecer pelo apartamento, luzes que se apagam de forma misteriosa, descarga que é acionada sozinha e vultos rondam os cômodos. O jovem desesperado resolve procurar ajuda de um detetive particular, mas em menos de 24 horas despensa misteriosamente da janela do seu apartamento.

Bonini estreia com um livro de tirar o fôlego e arrepiar os cabelos do braço, pois é um suspense psicológico que nos leva a traçar pistas, enumerar suspeitos e com revelações arquitetadas incríveis.

Eu fiz o caminho reverso com as obras do Bonini e ao ler por último “Colega de quarto” pude constatar a mega evolução da escrita dele, porém é inegável a construção singular do texto, dos personagens e ambientação. Já era fã do detetive Conrado Bardelli e lendo só desejo ler mais histórias com ele. Não demora Bonini, pois preciso caminhar junto ao detetive rumo aos crimes!

“– Eu já vi muitos homens serem presos. Muitos, mesmo. E de todo tipo: jovens, velhos, brancos, negros, culpados e inocentes. E vou te dizer que nenhum deles... – Lyra enfatizou com os braços. – ... aceitou as algemas sem sequer xingar o destino. Sem tentar uma justificativa. Sem um ‘puta que o pariu’.”

A obra é divida em três partes, sendo parte I (Loucura), parte II (Turvo) e parte III (Lucidez), todos com capítulos rápidos. Os personagens são caricatos, alguns sádicos, gananciosos e bem expressivos. Um misto de gente para confundir a cabeça do leitor, porém desde o princípio acertei o que estava por trás de tanto mistério ou quem.

O escritor vai ligando todas as pontas soltas durante a leitura dos capítulos e em alguns momentos a história tomava um rumo sobrenatural. Confesso que por alguns minutinhos eu quis enforcar o autor, pois estava lendo às quatro horas da manhã, sozinha e quando estava em uma determinada parte a luz acabou, comecei a ouvir passos e só faltou vultos para completar o circo de horrores. Ainda bem que não sou medrosa e logo voltei ao meu estado normal.

Por fim, adoro o detetive Bardelli com sua inteligência e ousadia ímpar. Indico a obra para todos os amantes de romance policial com um suspense psicológico lacrador. Você acha que nessa história urbana há alguém inocente? Façam suas apostas!