07 junho 2024

[RESENHA] O que aprendi sobre a felicidade com meu vizinho de 102 anos | David Von Drehle | @editoravestigio | Tradução: Elisa Nazarian | Páginas: 224 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Que obra encantadora, repleta de sabedoria e que mostra a importância de ser resiliente. “O que aprendi sobre a felicidade com meu vizinho de 102 anos” é um livro tocante e quisera eu ter um vizinho de 102 anos para aprender com ele. Todos deveríamos ter um Charlie White como vizinho. Creio que assim a humanidade seria infinitamente melhor. Utopia apenas!

Na história conhecemos o jornalista David von Drehle. Ele mudou para o Kansas e certo dia se depara com uma cena peculiar: um senhor de 102 anos está lavando o carro da namorada. Surge uma grande amizade entre Drehle e Charlie White. Os frutos dessa amizade são para a colheita da vida!

“Charlie fez do viver uma arte. Entendeu, assim como os grandes artistas, que toda vida é uma mescla de comédia e tragédia, alegria e tristeza, ousadia e medo. Escolhemos o teor de nossas vidas nessas notas conflitantes.”

Charlie nasceu antes da invenção do rádio e usava um smartphone. Legal, né? Ele não era um homem perfeito e como qualquer um de nós, tinha seus acertos e seus erros. O senhor viveu intensamente todas as mudanças ocorridas em mais de um século de vida. A lista de todos os acontecimentos mundiais é gigantesca e a sua sabedoria ainda maior. Apaixonante!

Você já parou para pensar que o nosso “Charlie” passou pelos acontecimentos mais grandiosos do mundo? Mudanças sociais, econômicas, políticas, religiosas, filosóficas, tecnológicas, climáticas, esportivas, pessoais e outras. Ele encantou David Von Drehle que resolveu registrar em um livro tudo o que aprendeu com ele. Se valeu a pena? Super! Uma verdadeira aula sobre a vida e um show de bom senso.

Vivemos em um mundo no qual o etarismo está impregnado em algumas pessoas e histórias como essas são colírios para os nossos olhos.

Obra super indicada e que você tenha o presente de aprender com os idosos, pois as lições aquecem o coração e faz carinho na sua alma. Pense nisso!