01 fevereiro 2024

[RESENHA] A força de ser altamente sensível | @meritxellgarciar | @edvalentina | Tradução: Ellen Maria Vasconcellos | Páginas: 224 | Ano: 2023


Você é PAS? Eu sou e a obra “A força de ser altamente sensível” ajuda a desenvolver o poder criativo. Afinal, somos capazes de desenvolver muitas potencialidades, não é mesmo?

“Explore seu poder criativo e transforme-o num canivete suíço que lhe permita se sentir bem e seguro em situações que hoje tanto o incomodam.”

As quatro características básicas para ser considerado PAS (Pessoas Altamente Sensíveis) são: processamento profundo da informação; superestimulação; reatividade emocional e empatia; e sensibilidade sensorial.

Podemos afirmar que ninguém é igual a ninguém e consideramos sempre a individualidade de cada PAS. As características são singulares e nem sempre fáceis de identificação. Somos extremamente seletivos para algumas situações.

“Ser sensível, às vezes, faz com que nos sintamos incompreendidos e que não consigamos expressar como vivemos o mundo no nosso íntimo. A sensibilidade se acumula a conta-gotas, até que uma hora… transborda! Então esse recipiente de águas tranquilas se torna um tsunâmi. Botamos para fora tudo o que acumulamos.”

A escritora Merixtell Roig é especializada em empatia e em alta sensibilidade. Ela ajuda as pessoas sensíveis fazer as pazes com a própria sensibilidade e viver plenamente a vida. Adorei as atividades significativas que estão no livro.

Devemos acreditar sempre no nosso potencial, desenvolver ferramentas que estimulem o processo criativo e construir metas diante da própria sensibilidade.

O desafio chamado vida é interessantíssimo e podemos jogá-lo da melhor maneira possível!

O que acharam da obra? Conhecem Pessoas Altamente Sensíveis? Aguardo os comentários de vocês!