02 fevereiro 2024

[RESENHA] A jornada de Maelle | @maudankaoua | @editoravestigio | Tradução: Andreas Valtuille | Páginas: 256 | Ano: 2023


Sorte ou azar? Eu diria que é aprendizagem! A obra “A jornada de Maelle” nos conta a história da Diretora financeira Maelle que só pensa em trabalho e deixa as outras questões da vida em stand-by. Certo dia, a sua melhor amiga Romane informa a ela que está com um câncer avançado e que a possível cura se encontra em um manuscrito perdido no Nepal. Romane pede para que Maelle faça essa viagem, porém ela fica relutante. Para salvar a amiga (apesar dela não acreditar em nada) ela resolve encarar a missão. Você cumpriria essa missão? Eu confesso que não teria essa coragem!

“Não tinha dúvida de que Romane estava delirando sobre esse manuscrito e seus poderes mágicos, mas não suportava a ideia de decepcioná-la. Procrastinei por mais uma hora, depois tomei uma decisão. Não tinha como evitá-la.”

A personagem Maelle “bugou a minha mente”, pois ela é uma mulher mimada, 3stúpida, 3g0cêntrica e por vezes infantil, porém como esquecer do ato que ela fez para tentar ajudar a sua amiga? Um ato heroico e despido de interesse!

A ambientação está incrível, pois sentimos frio, contemplamos lindas paisagens, conhecemos novas culturas e até sentimos cansaço na subida da montanha Annapurna. Os personagens secundários são apaixonantes e transmitem uma grande sensação de paz.

Todos deveríamos fazer uma jornada (estilo essa que Maelle fez para o Himalaia) ao menos uma vez na vida. Vivemos uma vida frenética, no piloto automático e esquecemos das coisas simples e gostosas da vida.

Devemos aproveitar o hoje da melhor forma possível, não ter medo de amar, de errar e de acertar. Pise no freio e busque a sua própria jornada.

“O fracasso existe apenas no nosso íntimo, porque é uma fonte de julgamento. Essas não são as experiências que nos permitem crescer e aprender. É aceitando o desafio que acessamos nossos sonhos.”

Por fim, o livro é um banho de ressignificação, o encontro do seu interior, um intenso processo curativo e a torcida para que Maelle de fato tenha conseguido absorver todos os conhecimentos. Seja feliz!