19 novembro 2023

[RESENHA] Portões de fogo | Steven Pressfield | @editoracontexto | Tradução: Ana Luiza Dantas Borges | Páginas: 448 | Ano: 2023


Eu sou encantada por historias épicas e a obra “Portões de fogo” é um romance épico sobre Leônidas e os 300 de Esparta. Super interessante, né?

O rei Xerxes comanda dois milhões de homens do Império Persa para invadir e submeter a Grécia. Em uma ação suicid@, uma pequena tropa de 300 temerários espartanos segue para o desfiladeiro das Termópilas para impedir o avanço inimig0. Eles conseguem conter, durante sete dias sangrentos, as tropas invasoras. No fim, com suas armas estraçalhadas, arruinadas na matança, lutam “com mãos vazias e dentes”. Essa premissa já deixa o leitor instigado e focado na trama.

A história está dividida em oito livros sendo: Xerxes; Alexandros; Galo; Arete; Polynikes; Dienekes; Leônidas e Termópilas. Aprendemos na leitura mais que batalhas e sim com a forma de viver, coragem, sonhos e conquistas desses antigos guerreiros.

“— Tenham um bom café da manhã, homens, pois vamos todos jantar no inferno.”

A Editora Contexto está de parabéns por essa Edição limitada comemorativa de aniversário em capa dura, com ilustrações, materiais extras e prefácio inédito. Um grande clássico da ficção histórica!

“Primeiro, na parte mais profunda do coração, surgem os rostos daqueles a quem ama e que não compartilham de seu risco imediato: sua mulher, mãe, crianças, principalmente se são filhas, particularmente se são jovens.”

O livro é uma aula cultural de sociedades já não existentes, grandes batalhas épicas, lições histórias inspiradoras, guerreiros singulares e horrores da gu3rra. Totalmente envolvente e indicado para os jovens não aceirarem a tlranla de nenhum tipo de governo.

Vocês gostam de ficção história? Já conheciam a temática abordada?