01 setembro 2023

[RESENHA] A Garota Armênia: Um amor impossível em tempos de guerra | @anacarolinakherlakian | @pandorgaeditora | Assessoria: @enxame.comunicacao | Páginas: 144 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



Sabe aquela história que emociona, nos ensina e que mostra a importância do se reinventar? A obra “A Garota Armênia” é uma dessas! Ela é baseada em uma história real e que nos toca em lugares profundos.

Obrigada @enxame.comunicacao pelo envio dessa obra singular!

“Fechei os olhos e chorei baixinho, aflita com os gemidos que ecoavam em meus ouvidos. Vozes que não podiam se calar diante da injustiça e da maldade. Uma melodia tocante, carregada de tristeza.”

Uma das piores coisas existentes no mundo são as gu3rras e o livro nos conta sobre o G3nocídio Armênio. Foram capturados a média de 1,5 milhões de armênios. Eles foram presos e mortos pelo autoritarismo do Império Otomano. Muito triste, né? É chocante como regimes autoritários e a ganância humana destrói como uma tempestade!

“Há amores que nunca terminam. Amores que superam a dor, transformando-a em uma força aliada. Amores que se fortificam com o tempo, mesmo em meio a uma chuva de lanças. Ao amanhecer ele traz força. Ao pôr do Sol, a nostalgia. A mágoa fica pequena diante da grandeza do amor. A grandeza do amor…”

O soldado Omar conquistou o meu coração e me deu uma grande vontade de protegê-lo, porém as sombras da gu3rra não deram trégua. A personagem Yeva teve sua saga contada e acompanhamos todos os horrores que ela enfrentou durante o conflito. Por mais incrível que pareça, Yeva, é uma fortaleza! Ela nos ensina que mesmo diante do horror é possível ser solidário, fazer amizades, sentir compaixão e viver um tórrido amor!

Claro que os massacr3s deixam profundas cicatrizes no corpo/alma, porém é possível seguir, amar e ser amada. Por um mundo sem gu3rras… eu sei que ainda é uma utopia, mas desejar já é um passo. Obra super indicada!