31 agosto 2023

[RESENHA] Sessenta primaveras no inverno | Aimée de Jongh & Ingrid Chabbert | @editoranemo | Tradução: Renata Silveira | Páginas: 120 | Ano: 2023



A Graphic Novel “Sessenta primaveras no inverno” nos conta a história de Josy. No dia que ela completou 60 anos de vida, a mulher resolveu largar marido, filhos, netos e ir embora de casa. O motivo? Ela não se sentia feliz! Será que ela encontrará a desejada felicidade? Leiam!

“Está brincando com a nossa cara? Vai embora como se seu aniversário não fosse nada? Que piada sem graça é essa?!”

É impressionante que a família acha Josy o retrato do egoísmo e não compreendem os motivos dela.

Josy vai embora na sua velha Kombi e descobre novos lugares, novas amigas, sentimentos variados com uma incrível jornada de autoconhecimento.

“Justamente, Martin, eu penso e quero que entendam que a avó deles é livre. E você, consegue entender isso?”

A HQ com todos os seus traços delicados, poéticos e modernos abrilhantam a narrativa.

Os temas abordados são bem reflexivos como: etarismo, liberdade, emancipação feminina, descobertas s3xuais e o poder do livre arbítrio.

Sessenta primaveras no inverno é o primeiro quadrinho da parceria entre Aimée De Jongh e Ingrid Chabbert. De Jongh já é conhecida pelos brasileiros, com o elogiado Dias de Areia, enquanto a prolífica Chabbert não possuía títulos voltados a leitores adultos publicados no Brasil, até então. A história de Josy garantiu à dupla a indicação ao prêmio BD Fnac France Inter 2023 e à seleção de “Quadrinhos imperdíveis de 2022” da prestigiada Association des Critiques et journalistes de Bande Dessinée (ACBD).

Eu adorei acompanhar Josy em cada quadrinho, com suas dúvidas, alegrias e tristezas.

Nunca é tarde para buscar a felicidade! Ser livre é algo que não tem preço! Concordam?