17 novembro 2022

[RESENHA] Quando meninos viram homens 1, 2 e 3 | @mvbortolli | @bzeditora.br | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



A trilogia histórica “Quando meninos viram homens” do escritor Marcos Vinícius De Bortolli é simplesmente fenomenal. Vamos conhecer as obras?

No primeiro volume “Quando meninos viram homens - Cartas à Giovanna” temos uma narrativa baseada em uma história real e que nos conta a busca de Giuseppe por Giovanna. Junto de seus dois melhores amigos, empreitam uma aventura pela América do Sul. A aventura é épica, emocionante, por vezes desesperadora e repleta de conflitos. O autor realizou pesquisas por mais de três anos e fundamentou o romance com propriedade. As cartas de Giuseppe para a amada Giovanna são fortes, emocionantes e deu vontade de ajudá-lo a encontrar a moça na velocidade da luz. Apaixonante e dolorosa história!

“Os Italianos estavam deixando a terra natal para tentar novas oportunidades na América.”

O segundo volume “Quando meninos viram homens - Sementes de coragem” também é baseado em uma história real, da segunda e terceira geração dos protagonistas Giuseppe e Giovanna. Ele nos conta a saga pela sobrevivência da família Di Soranzi em meio às dificuldades típicas da década de 1930-1950. Amores, solos improdutivos, conflitos, dúvidas e relações familiares marcam a narrativa. Novamente emoção não falta!

“E apesar dos altos e baixos de sua vida, a ousadia e coragem de meu avô haviam sido multiplicadas através de seus filhos em inúmeras sementes. Sim, sementes de coragem e esperança que se espalhavam Brasil afora.”

O último volume da série “Quando meninos viram homens - Terra vermelha” aborda as dificuldades da família Di Soranzi perante a violência, jagunços, a luta pelo seu pedaço de chão, a revolução da agricultura e a migração para outras cidades no interior do Brasil. Esperança, resiliência e coragem marcam o volume!

“— Mãe, não se preocupe. Quando sentir saudades, só olhar para a estrela mais brilhante. Ele vai estar lá, junto de Jesus, cuidando de nós.”

A trilogia fez parte da Leitura Coletiva organizada pela @lcagcomunicacao e amei toda a abordagem.

M. V. Bortolli é um exímio escritor. Suas obras são riquíssimas, um verdadeiro show de conhecimento, embasamentos teóricos relevantes, notas de rodapé importantíssimas e ilustrações que complementam as histórias com singularidade. Trilogia indicadíssima!