16 fevereiro 2022

[RESENHA por @folhadepolen] Pudim - Não quebre as regras. Mude as regras! | @andimjulie | @edvalentina | Páginas: 368 | Ano: 2021

Resenha por Folha de Pólen

Após os acontecimentos da obra Dumplin', vamos acompanhar em Pudim a história de Millie Michalchuk e Callie Reyes, personagens que também aparecem no livro anterior, mas não tinham tanto foco.

Millie é uma das amigas de Willowdean Dickson e, assim como a protagonista de Dumplin', é gorda. Millie também participou do Concurso de Beleza Miss Flor do Texas de Clover City e surpreendendo a todos, pois conseguiu ficar entre as três primeiras colocações.

A personagem Millie todos os anos passava o verão no Spa de Verão Fazenda Margarida, local onde ela dedicava todas as férias para perder peso, mas depois de participar do concurso viu que poderia ir atrás de seus sonhos e não ficar presa nas dietas impostas pela mãe. Sendo assim, a moça está disposta a se inscrever em um curso de Telejornalismo.

"Eu sei. Garotas gordas não aparecem nos noticiários. Bem, também não permitiam que garotas gordas ficassem em segundo lugar no concurso de misses Jovem Flor do Texas. Mas, a certa altura, tudo acaba tendo a sua primeira vez, portanto, por quê não pode ser a minha?"

Por outro lado, acompanhamos Callie, uma jovem que é popular na escola e que participa da equipe de dança do colégio. Callie é uma personagem que dá ranço no início, pelas atitudes e pensamentos insuportáveis, mas a autora mostra também um lado mais sensível da garota, fazendo com que o leitor venha a gostar, “um pouco”, dela ao longo da narrativa.

Já Millie conquista o leitor com sua aparição em Dumplin', mas em Pudim eu fiquei mais encantado com ela. Com Callie eu não consegui me apegar tanto, mesmo gostando da mudança e amadurecimento dela no final.

"Minha verdade mágica - a que mudou tudo para mim - é está: o corpo que eu tenho não deveria determinar o quanto sou digna dos meus sonhos."

O livro Pudim também aborda temas como bullying, autoaceitação, amizade, empoderamento plus size, gordofobia e racismo.

Julie Murphy conseguiu continuar os debates que ela trouxe em Dumplin' e com mais personagens representativos. Amei!

Quem já leu “Pudim”me conta nos comentários!