19 fevereiro 2022

[RESENHA] El Cid: O herói da Espanha | Pierre Corneille | @livrosprincipis | Tradução: Antônio Meurer | Páginas: 128 | Ano: 2022



A obra “El Cid: O herói da Espanha” nos conta a história de dois jovens apaixonados que são obrigados a se separar. Estamos na Espanha Medieval e El Cid é a peça mais famosa de Corneille. Um drama romântico que fala não somente de amor, mas de tragédias, honra, vingança, ódio, reis e guerras.

O escritor Pierre Corneille criou um romance dramático intenso. A tragédia em sua narrativa é latente! Eu gostei da profundidade dos diálogos e das cenas criadas por ele. Os sentimentos são fatídicos, fortes e regados de vingança.

“Ximena, tens uma alma altiva, mas cheia de tormento. Não se pode abater com um tal pensamento. Mas, se até a chegada deste dia infamante. Eu prender o teu perfeito amante, se a coragem dele eu puder impedir, teu espírito amoroso não irá se exaurir?”

Para os amantes de literatura medieval o livro é super indicado, pois temos amor, drama, cavaleiros, guerra, reis, traições, aristocracia e situações históricas.

“Não temes os falsos rumores que instigo? Quando souberem do meu crime e da tua paixão, da inveja e da impostura falarão! Força-os ao silêncio, sem mais decorrer. Salva tua honra me fazendo morrer.”

O livro é um grande clássico atemporal e como peça teatral está dividido em cinco atos. Os atos são maravilhosos e com uma carga dramática incrível!

“Irei morrer, senhora. Mas, antes de dizer adeus, vim uma última vez para ver os olhos teus. Sob tua lei este imutável amor bradarei. Se não puder louvar-te, minha morte não aceitarei.”

Por fim, a peça é belíssima, porém recheada de dramas. Eu amo histórias com reis, nobreza e guerras. Quem já conhecia o clássico El Cid? Me conta nos comentários!