21 dezembro 2021

[RESENHA por @chihiro_literary] As vidas dos Santos | @lbardugo | @planetaminotauro | Páginas: 136 | Ano: 2021



Leigh Bardugo é uma escritora israelita, naturalizada norte-americana, de livros de fantasia, jovem/adulto. Ela escreveu a trilogia: Grisha, best-seller do New York Times, o primeiro livro da série é: Shadow and Bone, e a duologia Six of Crows.

Lendo os livros da Bardugo e assistindo a série eu fiquei muito curiosa sobre a religiosidade do povo. Como sabemos, a população é muito ligada em santos, chegam a ser fervorosos com suas adorações. Durante a história, em vários momentos são citados alguns Santos e também um livro que contém a história de todos eles.

As vidas dos Santos é um livro que existe no universo Grisha e que é lido por todos desde que são crianças. Eles aprendem já na infância quem devem adorar.

Nesta obra são contadas a história de 28 Santos. Algumas histórias são de como eles se tornaram santos e outras são de pessoas que eles ajudaram. Fiquei surpreendida com algumas histórias por serem terríveis, cruéis demais. O que me fez lembrar de toda a maldade que existe nesse universo. Alguns dos Santos eram pessoas boas, comuns e outras, claramente, eram Grishas, e usavam o seu poder para ajudar os outros.

A obra tem uma linda diagramação, uma das mais bonitas que eu já vi e também conta com belíssimas ilustrações. As imagens nos dão uma bela noção de como eles são imaginados e santificados.

"Os santos me tornaram capaz."

Como fã do universo Grisha, me senti presenteada pela @planetadelivrosbrasil quando soube do lançamento. Fiquei muito feliz por ter essa obra e espero que outros livros citados no universo também sejam lançados. Quem sabe não poderemos ler o livro que fala sobre os amplificadores?

Vocês já conheciam a escritora e o Universo Grisha? Adorarei saber a opinião de vocês!