20 dezembro 2021

[RESENHA] Ás de Espadas | @faridahlikestea | @plataforma21_ | Páginas: 448 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️➕



A obra “Ás de Espadas” nos conta a história dos jovens, Chiamaka e Devon, que são selecionados para ser chefes de turma, porém logo após a indicação, algumas mensagens são enviadas para todos os alunos da escola e segredos deles são revelados. As mensagens recebem a assinatura de “Ases” e quem será tal pessoa ou pessoas? Vocês precisam realizar a leitura!

Eu não conhecia a escritora Faridah Àbíké-Íyímídé e estou simplesmente apaixonada pela forma na qual ela desenvolveu a narrativa. Que texto rico, completo, intenso, forte, singular e necessário. Creio que todos deveriam conhecê-la, pois é uma mulher incrível!

Ter segredos íntimos revelados não é algo fácil para ninguém e quando isso acontece em um ambiente escolar, a amplitude da situação se torna perigoso, pois a “fofoca generalizada” pode causar bullying, suicídios, evasão escolar, mortes e outros constrangimentos.

Chiamaka e Devon passaram por tantos conflitos depois da exposição, que eu senti vontade de abraçá-los. Em quem confiar? Alguns personagens me deram tanto nojo e fiquei tentando absorver tamanha maldade. Todos os personagens foram bem construídos e são fundamentais para o fechamento de toda a trama. Mesmo aqueles que não deveriam existir no mundo!

O livro é muito representativo e possui uma crítica social ímpar. Os temas abordados com muita relevância são: homofobia, racismo, bullying, cyberbullying, eugenia social e preconceito.

É muito triste que em pleno século XXI ainda precisamos debater questões sociais, de gêneros e raciais. O pior é que existem pessoas exatamente como as citadas na narrativa, infelizmente.

“Não ligo para elas, digo a mim mesma. Mas, ainda assim, as vejo outra vez — as mensagens vindas de Ases. Encosto a cabeça contra a parede do cubículo do banheiro em que me encontro, absorvendo as palavras. Elas são pessoais. Muito pessoais. O tipo de rumor que pode seguir uma pessoa mesmo depois do Ensino Médio.”

Eu li ótimos livros em 2021 e “Ás de espadas” foi uma das minhas preferidas devido toda a crítica social e pelos personagens bem construídos.

A nota da escritora no final do livro é muito real, dolorida e reveladora. Acho que a obra poderia ser comprada por alguma plataforma de streaming, pois é imperdível!

O fechamento da história é de cair o queixo e se possível @vreditorabr eu preciso de uma continuação, urgente. A capa é belíssima, a diagramação perfeita e a história genial!

Faridah é uma escritora do sul de Londres, Inglaterra, que sempre sonhou escrever livros sobre crianças pretas que salvam o mundo. Atualmente, cursa Literatura Inglesa no norte da Escócia. Entre as aclamações, Ás de espadas foi elogiado por Nic Stone, autora best-seller de “Cartas para Martin” e Aiden Thomas, autor best-seller de “Os garotos do cemitério”.

Vocês já conheciam a obra? O que fazer quando “Ases” tentar ditar regras para a vida de vocês?