10 setembro 2021

[Resenha] Biblioteca Gaiman - Volume 1 | @neilhimself | @intrinseca | Páginas: 288 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A Graphic Novel “Biblioteca Gaiman” é uma coletânea com cinco histórias em quadrinhos do autor Neil Gaiman. O mais legal que duas delas são inéditas no Brasil.

O escritor Neil Gaiman é um gênio e todos os contos da obra são singulares, interessantes, fluídos e com uma habilidade incrível na escrita da narrativa, pois ele consegue inserir elementos de suspense, fantasia, terror, drama e outros. Fantástico!

As histórias são: As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro; Criaturas da noite; Mistérios divinos; A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch e Arlequim apaixonado.

“Se acontecesse algo assim nos meus contos, e essas coisas acontecem o tempo todo, eu me sentiria obrigado a ridicularizar tamanho absurdo sem piedade.”

“Eu nunca havia visto o diabo. Embora já tivesse escrito sobre ele antes, se pressionado, teria confessado não acreditar nele, a não ser como uma figura imaginária, trágica, mitoniana.”

“Ainda assim, passava seus dias e noites entre os muros de pedra, sem ver ninguém, exceto pelas mulheres da vila que apareciam durante o crepúsculo para lhe deixar comida.”

“Escuto essas vozes. Elas me fazem promessas e perguntas, sussurram e apelam. E eu as ignoro. Eu me fecho e contemplo a cidade. É a única maneira que encontrei para me testar, para passar por um julgamento. Sou o capitão do exército, o primeiro entre os anjos, e preciso me pronar.”

“Não mais. No fim das contas, essa é a graça Arlequinada, não é? Trocamos de figurino. Trocamos os papéis.”


O projeto gráfico da obra está simplesmente impecável. A edição de luxo em capa dura com ilustração assinada por Shiko. As artes são dos talentosos Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton. E por falar nas ilustrações elas são tão expressivas que dão toque reais para a HQ. Vocês podem assistir meu Reels que mostra ela por dentro. Apaixonam-se!

A minha história preferida foi o Arlequim apaixonado, pois foi bem interessante colocar a imaginação para funcionar e pensar em todas as probabilidades possíveis.

Eu já estou desejando loucamente o volume 2 e instigada para saber o que irei encontrar, pois Gaiman sempre surpreende com seu mix de gêneros.

Neil Gaiman é considerado um dos maiores escritores vivos. Tem mais de vinte livros publicados e já foi agraciado com diversos prêmios, incluindo o Hugo, o Bram Stoker e a Newbery Medal. Começou a carreira como jornalista, mas logo ingressou no mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e, depois, conquistou a ficção adulta e a literatura infantojuvenil, publicando obras memoráveis, como Deuses americanos e Coraline. Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema e para a tevê, e a série da Netflix inspirada em Sandman deve estrear ainda em 2021. Pela Intrínseca, publicou também Mitologia nórdica, Alerta de risco, O oceano no fim do caminho, Faça boa arte, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras, Lugar Nenhum, Os filhos de Anansi e João & Maria.

Vocês já leram alguma obra de Gaiman? Deixem nos comentários e vamos papear! ❤️