03 abril 2021

[Indicação] A decadência da mentira e outros ensaios | Oscar Wilde | @livrosprincipis @editoracirandacultural | Páginas: 176 | Ano: 2020


Boa noite, queridos! A minha indicação para hoje é “A decadência da mentira e outros ensaios” do escritor Oscar Wilde. Ele foi o mestre do epigrama, da réplica mordaz. Apresenta sua própria teoria crítica de esteticismo, ou “Arte pela Arte”.

Sinopse:

Publicado em 1891, no ensaio A decadência da mentira, Oscar Wilde põe em cena dois personagens que dialogam sobre arte: Viviano e Cyrillo. Viviano apresenta ao amigo algumas das ideias que compõem um artigo que está escrevendo. São quatro ensaios antológicos, em que estão presentes as paixões e humores da imaginação e da vida do espírito. Cada uma das artes possui um crítico que lhe é destinado. Uma coleção interessante uma reunião da visão espirituosa, desconfortável, paradoxal e satírica de Oscar Wilde.

—💗—

“Quanto mais uma arte é abstrata é ideal, melhor nos revela o caráter de sua época. Se quisermos compreender uma nação pela sua arte, estudemos a sua arquitetura e a sua música.”

“Talvez você pense que observar e contemplar, pelo simples prazer de observar e contemplar, comporte algum egoísmo. Se você assim pensa, não o confesse! Divinizar o sacrifício seduz uma época tão egoística quanto a nossa. E como ela é também cúpida, coloca acima das belas qualidades intelectuais essas baixas virtudes, todas de emoção, que lhe trazem um benefício imediato.”

“Os detalhes de vestimenta mesmo, como a cor das meias de um mordomo, o desenho de um lenço de esposa, a manga de um novo soldado, os chapéus de uma dama na moda, adquirem nas mãos de Shakespeare uma real importância dramática e ligam-se absolutamente à ação.”

Oscar em seu principal argumento, de que mentir é a essência da arte, é uma inversão maravilhosa da noção então em voga de que a arte revela a verdade.

Vocês já conheciam a obra? Me conta nos comentários!