10 dezembro 2020

[Resenha por @folhadepolen] Cidade das Cinzas (Os Instrumentos Mortais #2) | Cassandra Clare | Galera Record | Págs 406


Em Cidade das Cinzas acompanhamos o desfecho do que ocorreu no primeiro livro, Cidade dos Ossos, pois tudo o que foi revelado no final do livro anterior é retomado aqui, não irei fazer um resumo da obra até para não da spoilers, mas basicamente esse trecho inicial resumiu o livro.

A dificuldade de escrever uma resenha de um livro que é continuação é super complicado, pois muitas pessoas não gostam de spoilers. Mas vamos para a minha opinião:

Não tem como não gostar do caminho que a série está tomando, depois de tudo que descobrimos no primeiro livro e que Valentim revelou, as coisas entre Jace e Clary fiquem tensas. O que mais gostei dessa continuação foi o fato de Cassandra não focar tanto na Clary, que antes vinha sendo a protagonista da série. O motivo que me deixa feliz é o fato que não gosto muito da Clary em Cidade dos Ossos.

No segundo volume vemos um destaque maior em relação a Jace, contando um pouco mais da história do personagem. Também foi possível acompanhar e nos deliciar com a participação de Alec e Magnus, e aqui vemos que Alec não é tão ruim como alguns pensam dele. Isabelle está presente, o que eu agradeço, pois ela, tirando Magnus, é uma das personagens que mais acho forte e super fiel ao que acredita.

Percebi que Cassandra Clare deu um ar a mais para a história, com novas aventuras, perigos e revelações, o que faz o leitor ficar tenso e querendo mais. Notei que de um livro para o outro a escrita da tia Cassie melhorou e eu fico muito feliz com isso.

“-Bem, eu não vou beijar o mundano - disse Jace. - Prefiro ficar aqui para sempre e apodrecer.
- Para sempre? - disse Simon. - Para sempre é muito tempo.
Jace ergueu as sobrancelhas.- Eu sabia - disse ele. - Você quer me beijar, não quer?”

Logo trarei a resenha do livro três, Cidade de Vidro, e nesse próximo as coisas realmente ficam tensas e MUITAS coisas acontecem. Da primeira trilogia de Os Instrumentos Mortais o Cidade de Vidro é o que mais gosto.

E você já leu algo da Cassandra Clare? O que acha da autora?