14 outubro 2020

[Resenha] Nos Olhos de Sara | Cleu Nacif | Independente


A obra “Nos Olhos de Sara” aborda a história da jovem revisora de textos Sara, um misterioso andarilho, sua melhor amiga Bia e acontecimentos surreais. A moça está desmotivada no trabalho e sua chefe a repreendeu por estar assistindo Netflix durante o expediente. Sara teve um breve relacionamento com Digão, um antigo colega de escola. Ele se torna obsessivo passando a importunar Sara sempre que pode. Quando a vida de Sara cruza com a do andarilho o destino realiza coisas inacreditáveis e caro leitor, leia! A história que você irá encontrar vai muito além de um simples olhar!

Eu fiquei muito surpresa ao conhecer a escrita de Cleu Nacif, pois ela conseguiu em 132 páginas me tocar profundamente. Sabe aquele livro com narrativa simples, mas que é riquíssimo de valiosas lições? Posso dizer que foi uma das minhas melhores leituras de 2020! Obrigada Cleu e a LC Agência de Comunicação pela leitura coletiva maravilhosa, singular eu diria!

A obra trata de temas densos e necessários serem abordados, como: situação de vulnerabilidade social, maus-tratos animais, preconceito, amizade, amor, empatia, abuso sexual e psicológico, excesso de bebidas alcoólicas, confiança, violência doméstica, fuga de crianças, amor próprio e respeito.

“As pessoas pareciam ficar repudiadas por qualquer coisa que lhes lembrasse de que existiam outras pessoas e animais sofrendo e com fome enquanto elas iam para casa ao encontro de um farto jantar com suas famílias saudáveis e felizes.”

Os personagens são bem distintos e todos interessantes. Sara parece estar perdida dentro da roda vida, pois algumas atitudes que ela toma têm consequências cruéis ou um tanto peculiares. O “andarilho” é forte, decidido e irá te presentear com uma chuva de realidade. Bia é uma amiga alegre, baladeira e está sempre pronta para ajudar nos momentos mais difíceis. Gengibre e Mitsy são animais fenomenais. Digão é quase um ogro, chato, inconveniente e tenho ranço eterno. Léo é o vizinho dos sonhos de qualquer pessoa. Ele é tão perfeito que você precisa ler e descobrir se de fato alguém pode reunir tantas qualidades em um único ser, será?

“Na noite, o objetivo maior era tornar- se invisível para sobreviver."

Nacif descreve a narrativa com tanta verdade que podemos sentir os detalhes, perceber todas as descrições ambientais, refletir sobre situações tão cotidianas quanto aos dos moradores de rua, preconceito, julgamentos e falta de empatia. Você levaria um morador de rua para sua casa? Você daria um forte abraço em alguém sujo e vulnerável?

“Na rua, ou você é invisível ou dá medo ou nojo nos outros. No final, são essas suas opções.”

Por fim, super indico a obra fluída, reflexiva, emocionante e que nos ajuda a lidar com nossos medos e preconceitos, porém tenha muito cuidado com quem você coloca no ambiente sagrado do seu lar. Algumas vezes pode ser uma grata surpresa e em outros momentos pode ser um caminho sem volta. Veja além dos olhos de Sara, veja além do olhar!