30 agosto 2020

[Resenha] Pequenos incêndios por toda parte | Celeste NG | Intrínseca


 

A obra “Pequenos incêndios por toda parte” aborda o encontro de duas famílias totalmente diferentes, que se encontram na planejada e bem organizada, Shaker Heights.  Tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. De um lado temos a extremamente organizada Elena Richardson e do outro lado, Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as relações entre as vizinhas e familiares se tornam confusas e as regras da organizada Shaker ficam totalmente abaladas.

Eu adorei a escrita de Celeste NG e foi muito merecido ter sido eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017, pois o peso dos segredos guardados, as mentiras contadas, relações familiares, culpa e a busca pela perfeição rende um ótimo enredo.

“Ela largou o pincel na bandeja e saiu depressa da sala, sem olhar de novo para a filha, deixando Pearl ali, contemplando a bicicleta inacabada, a pergunta que fizera, a poça de tinta que aos poucos formava uma pele sobre as cerdas do pincel.”

O livro deu origem à série do Hulu, produzida e estrelada por Reese Witherspoon e Kerry Washington. Confesso que gostei de ambos. Na série algumas coisas são diferentes do livro e senti mudanças até no comportamento dos personagens, por exemplo, a Mia do livro parece menos artificial.

“Mas o problema das regras, refletiu ele, era que subtendiam um jeito errado e um jeito certo de fazer as coisas, quando, na verdade, na maior parte do tempo havia apenas jeitos, sendo que nenhum deles era exatamente certo ou errado e nada podia indicar com certeza de que lado da linha você estava.”

Os temas abordados no livro são densos, como: maternidade, segredos, mentiras, adolescência, descobertas sexuais, aborto, racismo, conflitos familiares e diferença entre as classes sociais. Gostei da construção de todos os personagens, ambientação bem estruturada e algumas narrativas impactantes, porém necessárias.

Em determinadas situações basta riscar o fósforo para o fogo alastrar e quando você cria pequenos focos de incêndios por toda parte e a todo o momento? Qual o peso de vários segredos guardados? Leia a obra e descubra o poder latente do fogo interno inflamado e como é possível que as labaredas atinjam quem está ao seu lado!