14 agosto 2019

[Resenha] | Aprisionado à própria sombra | Leonardo Maugeri | Novo Século Editora



Leonardo Maugeri na obra “Aprisionado à própria sombra” aborda a história de Richard Jay e sua família, moradores da pacata cidade localizada ao sul da Inglaterra, em Portsun. Um acontecimento brutal muda a vida de Richard e seus familiares como de todos os moradores da pequena cidade.  Doze anos se passaram e um novo crime abala as estruturas da cidade. Especulações, fatos previsíveis e proporções gigantescas se chocam quando novas evidências vêm à tona. O detetive Hilton auxiliado por um policial recém-formado na prestigiada Escola de Polícia de Londres, a New Scotland Yard, embarcará em uma corrida contra ameaças sombrias e suspeitos furtivos para desvendar os mistérios que permeiam o crime.

Maugeri nos apresenta uma escrita maravilhosa, rica em detalhes com ambientação singular, um português rebuscado e muito bem escrito. A técnica da escrita é requintada e nos dá gosto de ler a obra.

“A tristeza esmagava seu peito com tanta força que sentia seu corpo diminuir, ficar cada vez menor, tornar-se um pequeno inseto indefeso em meio a um mundo grande e ameaçador. Nunca se perdoaria pelo que fizera, pois sabia que, de certa forma, ele também a matara.”

Os temas abordados na obra são perfeitos, como: segredos, mentiras, investigação criminal, relações familiares, depressão, desaparecimento, ameaças, mortes, culpa, fidelidade, trabalho em equipe e revelações.

“Aquele simples ruído trouxe consigo um tsunami de sentimentos. Lembranças foram ressuscitadas e temores revividos em um curto e assustador filme de terror, uma síntese do que passara nos últimos anos. Sua vontade era a de se levantar e correr o mais rápido que conseguia para bem longe dele, mas já era tarde demais; podia escutar passos ligeiros subindo a escada. Virou-se na cama e esperou com o coração palpitando forte dentro do peito.”

O escritor nos envolve na trama e o leitor começa a traçar as possíveis pistas. Alguns dos fatos ocorridos eu consegui identificar rapidamente como acabariam, porém o real motivo de um determinado acontecimento foi o ápice da obra. Leonardo teve uma sacada genial e nem passava pela minha cabeça tal motivo. Estar aprisionado à própria sombra é algo doloroso e que mata lentamente diariamente. Algumas vezes é preciso ter uma força maior para sair das trevas e encontrar a luz. Será que o protagonista Richard Jay conseguiu se libertar da própria sombra? Até que ponto segredos e mentiras podem te aprisionar, leitor? Leia e depois me conte!