22 julho 2019

[Resenha] | A síndrome do imperador: pais empoderados educam melhor | Leo Fraiman | Autêntica Editora e FTD



Com a obra “A síndrome do imperador” Léo Fraiman tem o objetivo de orientar os pais no que tange a educação dos filhos mostrando que a família é a base essencial da formação humana. Pais e educadores devem se unir fortalecendo as alianças e traçarem juntos os caminhos inspiradores para o futuro das nossas crianças e jovens. O escritor nos apresenta ainda mais de cem dicas práticas para contribuir com a educação dos filhos.

Na nossa sociedade atual muitas famílias tem perdido o controle da educação dos filhos, pois não há divisões de tarefas, atitudes colaborativas, diálogo, respeito, hierarquia familiar e companheirismo. Temos que mudar esse cenário antes que ele acabe de vez com o verdadeiro conceito de família.

“É na hora do fogo que se revela o ouro. E você? É feito de plástico, que derrete, ou de ouro, que pode ser lapidado infinitas vezes?”

O aumento significativo da violência entre crianças e adolescentes, depressão e suicídio tem assustado, pois grande parte dos pais entrega a “responsabilidade” do educar para a escola e professores e se esquecem de que eles são a base da pirâmide da formação do caráter dos jovens. Gritar com os filhos o dia todo ou ter audição e visão seletivas para alguns atos não significa que sejam pais empoderados e sim mostra um total descompromisso com o ato de educar.

“Pequenos imperadores e imperatrizes não desenvolvem disciplina justamente porque foram ensinados a acreditar que o mundo é que deve se ajustar a eles, e não o contrário. Existe, então, uma grande chance de ocorrer o seguinte: filhinho mimado, adolescente folgado, adulto desempregado, pai desesperado, avô endividado. Pais que não ensinam aos filhos que no mundo há regras, limites, parâmetros e hierarquias acabam os afastando da chance de formar um caráter autônomo e empreendedor e por isso eles podem se tornar pessoas à deriva na sociedade e no mundo do trabalho”.

Fraiman nos apresenta após a conclusão da obra excelentes infográficos e um completo caderno de atividades que ajudará os pais de forma prática desenvolver junto aos filhos competências importantes e no resgate de valores perdidos nas relações familiares. As ilustrações estão perfeitas e abrem cada capítulo com maestria.

Por fim, o futuro dos nossos jovens é extremamente preocupante, pois estamos criando uma geração frouxa, ansiosa, insegura, sem limites, que querem tudo na mão e que não sabem ouvir a palavra NÃO e para completar são inaptos para enfrentar os problemas internos e muito menos os externos. É obrigação dos pais/responsáveis impor respeito e não medo. Os pais precisam aprender que a responsabilidade de educar os filhos pertence a eles e não ao mundo. Precisam colocar regras, limites, obrigações diárias e atividades colaborativas. Afinal, mar calmo nunca formou um bom marinheiro, não é mesmo?