22 julho 2019

[Resenha] | Da liberdade individual e econômica: princípios e aplicações do pensamento liberal | John Stuart Mill | Faro Editorial



A obra “Da liberdade individual e econômica” aborda a base para o pensamento político liberal, o debate o conceito de liberdade e exalta a individualidade, a diversidade e a inconformidade, como comportamento saudável das civilizações.

John Stuart Mill é considerado um dos pensadores mais influentes do século XIX e também um dos mais proeminentes e reconhecidos defensores do liberalismo politico. As suas obras ainda são atuais e fontes de pesquisas para vários meios acadêmicos.

“A única liberdade que merece o nome é aquela que busca o nosso bem à nossa maneira, desde que não procuremos privar os outros da sua ou impedir suas iniciativas de alcançá-la. Cada um é o guardião adequado da sua própria saúde, seja ela corporal, mental, ou espiritual”.

Mill era um pensador extremamente inteligente e seus ensaios deveriam ser tratados como a luz do mundo, pois são pensamentos atuais, necessários e firmes. Ainda tem pessoas presas em crenças ultrapassadas e que não aceitam o novo.

“Admito plenamente que o dano que uma pessoa causa a si mesma pode afetar seriamente, por meio de suas afinidades e de seus interesses, aqueles que se relacionam intimamente com ela e, em menor grau, a sociedade em geral. Quando a pessoa, por esse tipo de conduta, é levada violar uma obrigação definida e atribuível a outra pessoa ou outras pessoas, o caso é removido da categoria pessoal e se torna passível de desaprovação moral no sentido próprio do termo”.

“Da liberdade individual e econômica” é um livro reflexivo indicado para estudantes, leitores que gostam de liberalismo, política, governo, ciências sociais e que gera ótimos debates nas sociedades democráticas.

John Stuart foi o primeiro pensador a destrinchar o papel da autoridade social e a soberania individual. E vocês já leram alguma das obras de John Stuart Mill e o que acham do princípio da liberdade individual e econômica?