19 setembro 2024

[RESENHA] Muito mais que um crime | @philippebessonauteur | @editoravestigio | Tradução: Arnaldo Bloch | Páginas: 176 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Já pensou em dois adolescentes irremediavelmente danificados? Pois bem, a obra “Muito mais que um cr1m3” nos conta a história de dois jovens irmãos que tiveram a mãe m0rt4 pelo pai. Ele tem dezenove, e ela, treze anos. Emoção aflorada!

“Minha mãe acabava de perder a vida sem defesa, ou incapaz de controlar a situação. Ela era uma mulher delicada. Meu pai, uma força da natureza. Diante dele, não teria como escapar.”

Uma narrativa dura e que deixa o leitor com um grito preso na garganta. A crueldade humana é algo sombrio e quando o caso é de feminicídio, nos toca em lugares profundos. O que me deixou indignada foi a forma que os jovens eram interrogados, pois eles eram tratados como bonecos expostos em uma vitrine. Cadê a empatia? Eles são vítimas e não cr1m1n0s0s…

As vítimas colaterais ficam destroçadas, dilaceradas, quebradas e o livro é importante para a sociedade como um todo. Não devemos permitir que cr1m3s, assim, sejam impunes ou mais um nas estáticas.

“A gente já suspeitava que existiam diferentes formas de contar a mesma história. Era fácil admitir que o percurso de nossos pais tinha sido repleto de belos momentos, no início, antes de as coisas se degradarem até apodrecer.”

Por fim, uma obra necessária, emocionante e que parte o coração de todas nós, pois sofremos pelo único fato: somos mulheres e é muito mais que um crime. Pense nisso!