11 novembro 2023

[RESENHA] TORMENTAS | Ana Luiza Sousa | @thebookseditora | Colaboradora: @sitiocomlivros | Páginas: 296 | Ano: 2022


Megan é uma jovem com o destino já programado pelo o avô. Seu pai era para ser o verdadeiro herdeiro do Duque, mas ele preferiu a vida no mar fazendo negócios, e como para compensar ele deixa sua filha mais velha Megan aos cuidados do avô, para que quando tenha idade suficiente ela seja sua herdeira direta se tornando uma Duquesa.

“Está esquecendo-se de quem você é? Você é a futura Duquesa Cavendish e, como tal, tem obrigações. Entre elas, a de se casar e gerar um herdeiro”

A jovem precisará aprender muitas coisas que fará dela uma grande governante. O avô a manda disfarçada para trabalhar em um navio para que ela possa aprender sobre negócios, mas seu pai acredita que ela estará correndo perigo no navio de um estranho, então, ele mesmo leva sua filha onde eles aprendem muitas coisas juntos, e ela vive aventuras ao lado de seu melhor amigo e de seu pai.

“Ela saberá tudo o que uma mulher deve saber, e também aprenderá tudo o que aos homens é ensinado. Ela irá aprender a se cuidar, a não depender de nada, nem ninguém.”

Chega o momento dela voltar para casa e ser apresentada a sociedade em um baile, onde ela também deverá escolher um futuro marido, algo que lhe aborrece, porém Megan sabe ser necessário.

As coisas não saem como o esperado, pois algo ruim está sendo tramada contra ela, e essa vingança vai lhe custar muito, com perdas irreparáveis. Caberá a ela recuperar tudo e contará com a ajuda de sua família e amigos.

Pensa num livro interessante! Eu gosto muito de livros que as personagens são criativas e inteligentes, e aqui temos além de Megan, a sua irmã Lilian, que também quer viver grandes aventuras, mas como sua saúde é frágil, seu avô a estimula em outra área, na administração dos negócios dele.

Eu gostei disso, por mais que seja uma época em que as mulheres não tinham voz, aqui o avô as estimulam se tornarem mais que damas e esposas, irão se tornar líderes e romper barreiras.

“Se ela deveria aprender sobre o comércio marítimo, quem melhor do que um experiente capitão de um navio mercante para ensinar? Quem melhor do que o próprio pai?"⁣
A história é repleta de aventura, a escrita da autora é fluida e nos mantém interessados na construção do enredo desde o início. Os personagens são bem elaborados, e todos têm suas funções dentro da vida uns dos outros.⁣
A ambientação também é de milhões, com direito a navios mercantes, ataques piratas, e muita aventura em buscas de tesouros perdidos.⁣
Uma leitura para lá de interessante. Leiam!