15 junho 2023

[RESENHA] Amores, Marias, Marés | @chicofonsecaneto | @grupoeditorialpensamento | Selo: @editorajangada | Assessoria: @lcagcomunicacao | Páginas: 288 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



A obra “Amores, Marias, Marés” nos conta a história da relação amorosa entre duas mulheres e por ser na década de 60, o fato não fazia parte do imaginário coletivo. Maria Ellena é professora de História, recém-casada e foi surpreendida por uma paixão avassaladora por Mariana. Mari é afrodescendente de 19 anos e Ellena está a orientando para prestar vestibular para a Faculdade de História. O que será que vai acontecer? Não irei contar, pois vocês precisam ler!

“Mariana percebeu o contraste entre o peso daquela casa sombria, embora confortável, e o brilho dos olhos de Ellena, inquietos, cheios de vida, de entusiasmo, o seu jeito de falar sorrindo, o doce som da sua voz, o viço da sua pele.”

O livro é o romance de estreia do escritor Chico Fonseca. Ele foi o vencedor do Concurso Literário Escritores Admiráveis. Eu posso afirmar que Fonseca começou com o pé direito, pois a sua escrita é fluida, culturalmente rica e de uma originalidade ímpar!

A narrativa é repleta de ótimas referências literárias, com temáticas profundas como ancestralidade, paixão proibida, fatos históricos, empatia, segredos familiares, questões raciais, diversidade sexu4l e preconceitos.

As protagonistas são mulheres fortes, com os seus dramas pessoais, uma jornada de autoconhecimento e da liberdade de expressar sentimentos. A narrativa me remeteu ao estilo machadiano e Capitu personagem da obra “Dom Casmurro” me veio na cabeça. Amo!

O fato da ambientação ser no Maranhão/Rio de Janeiro ficou perfeita, pois a parte histórica é um complemento cultural maravilhoso!

“Assim como a maré enchente, que invade a calha do rio e se impõe sobre a sua correnteza, invertendo o sentido do fluxo das águas, às vezes a natureza inverte o sentido do desejo e do afeto, se sobrepondo à correnteza dos costumes.”

Uma leitura mega indicada e que traz questionamentos intensos e emocionantes!

Todos deveriam realizar a leitura. Aceitam o convite?