Sinopse:
Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. História da bruxaria é o mais abrangente estudo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea.
—🧙♀️—
“A razão pela qual a bruxaria era praticada predominantemente por mulheres, asseverou Institoris, é que elas são mais estúpidas, volúveis, levianas, mais frágeis e mais carnais que os homens.”
“A bruxaria transforma culpa em desgraça partindo de uma força abstrata e inescrutável para uma força identificável, punível e individualizada.”
“A bruxaria não é um conceito coerente, mas um termo que abrange grande variedade de fenômenos frouxamente interligados. Mas a magia conserva seu apelo, e a bruxaria não desaparecerá tão cedo desta Terra.”
A edição é em capa dura com ilustrações bem representativas para a temática abordada.
Eu indico a obra, pois possui um grande embasamento histórico e nos permite refletir por toda a narrativa.
Vocês já conheciam a obra? Alguma indicação de livros para o Halloween?