23 setembro 2022

[RESENHA] Meu livro de cabeceira | @raffafustagno | @resenhandopormarina | @upliterario | @editoraleyabrasil | Páginas: 304 | Ano: 2022



A obra “Meu livro de cabeceira” é a junção de três jovens escritoras que amam livros, respiram literatura e que criam histórias emocionantes. Raffa Fustagno, Marina Mafra e Desire Oliveira apresentam de forma ímpar o poder mágico das palavras.

Em “A hora da Estela” Rafa simplesmente arrasou, pois ela se inspirou no livro “A hora da Estrela” da maravilhosa Clarice Lispector. Eu sou apaixonada pela profundidade da escrita de Lispector. A protagonista Manuela é uma adolescente com seus anseios e dúvidas. Ela precisa fazer um trabalho escolar sobre a obra de Clarice e no Sebo do Sr. Lino ela faz a descoberta do mundo. Foi lindo acompanhar Manu quebrar o gelo do coração de Lino. Um encontro intergeracional riquíssimo!

“Quanto mais converso com seu Lino, mais me impressiono. E isso me dá mais uma ideia.”

Marina apresenta a história “Uma história por correspondência” e eu adorei o mistério, pois fiquei curiosa para saber quem era o tal “sr. F.” Georgina é uma veterinária que após uma decepção amorosa se fecha para os humanos em geral. Certo dia, ela recebe um envelope verde, com uma carta assinada por alguém misterioso (sr. F.). A moça começa receber várias cartas e as histórias narradas nelas encantam, emocionam e despertam sentimentos adormecidos. A ideia do real motivo dos envios das cartas foi uma grande sacada, adorei!

“O dia passou arrastado, como todo bom domingo. E eu só conseguia pensar que, no dia seguinte, teria nova correspondência no escritório.”

A última história é a minha preferida “O amor e o tempo” da Desire. Ela nos apresenta três gerações de mulheres que são unidas por um livro antigo. Cada uma interpreta a narrativa da trama, da melhor forma possível e também da forma que toca o coração.

“Tudo que ela sempre quis foi conhecer a história que sua mãe tanto amava, cujas páginas possuíam marcas de anos de leituras e releituras.”

O tempo é mestre e cada um de nós traçamos a nossa própria história.

O poder dos livros é atemporal, nos emociona, nos ensina, nos tira sorrisos e enche os nossos corações de amor!