10 fevereiro 2022

[RESENHA por @folhadepolen] Dumplin': Cresça e apareça. Faça e aconteça! | @andimjulie | @edvalentina | Páginas: 336 | Ano: 2017

Resenha por Folha de Pólen


Willowdean Dickson é uma jovem gorda que mora em Clover City com sua mãe e que perdeu uma pessoa muito querida, sua tia Lucy. Ela é simplesmente apaixonada pelas músicas de Dolly Parton e essa é uma das paixões que compartilhava com sua tia.

"Acho que, às vezes, a perfeição que vemos nos outros é feita de mil pequenas imperfeições."

Will é gorda assumida e que convive bem com seu corpo, mas ser fora dos padrões acaba fazendo com que ela passe por muito bullying na escola e encontra suporte em sua melhor amiga, Ellen. Os pensamentos com relação ao seu corpo aumentam quando Willowdean se vê tendo crush em Bo, um colega de trabalho, pois ela não sabe se ele pode lhe corresponder.

Dumplin' é uma obra sensacional e trata sobre vários assuntos importantes e relevantes, como: gordofobia, quebra de padrões e empoderamento, fora o fato de que a autora Julie Murphy inseriu personagens fora dos padrões, representando muitas pessoas que estão nessa mesma posição. Trazer/criar uma história de uma jovem gorda que mesmo enfrentando o preconceito na escola e as inseguranças busca não ligar para os preconceituosos ao seu redor e se doa no que faz. Perfeita!

Will e suas amigas participam do concurso de beleza Miss Flor do Texas de Clover City, como forma de protesto e para mostrar que todos os corpos podem participar de um evento como esses, e foi incrível acompanhar esse processo de amadurecimento da personagem.

"A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, alta ou baixa, não interessa."

Julie Murphy não foca tanto no romance, mas temos sim uma pitadinha dele, a autora preferiu dar preferência ao debate dos temas citados anteriormente e isso me deixou muito feliz, pois temos um certo aprofundamento nos assuntos tratados no decorrer da história.

Dumplin' precisa ser lido e espero que um dia vocês consigam realizar a leitura. Vocês podem encontrar a adaptação na @netflixbrasil! Já conheciam?