08 fevereiro 2022

[RESENHA por @chihiro_literary | Um Menino Chamado Natal | @mattzhaig | Ilustrador: Chris Mould | @livrosprincipis | Páginas: 240 | Ano: 2020

Resenha por Chihiro Literary


Nikolas e seu pai Joel tinham uma vida muito difícil. Moravam em uma casa simples de apenas um cômodo. No entanto, ninguém poderia dizer que não havia amor naquele lugar. Após uma oferta de emprego, Joel parte para o norte procurando prova da existência da terra dos duendes. Caso encontrasse, ele teria bastante dinheiro e seu filho não passaria mais fome. Com medo de deixar seu filho sozinho, Joel pede que sua irmã cuide dele e assim ele viajaria menos preocupado. Porém, após a partida de Joel, Nikolas começa a sofrer nas mãos da tia, que o faz de empregado e o maltrata a todo momento.
Cansado e muito preocupado com o pai, Nikolas foge a sua procura. No norte ele encontra muito perigos e também o que ele não achava que seria possível: magia.

Haig é um dos meus autores favoritos, pois o acho brilhante e bastante criativo. Ele nos envolve tanto nas histórias que nós não sabemos o que vai acontecer. Ler uma obra dele é sempre surpreendente.

A obra não é mais uma história de natal e não é como as outras que eu já li. Sim ela é muito bonita, mas ela também tem o seu lado triste e melancólico. Eu fiquei muito comovida por tudo o que o Nikolas passou, principalmente, por ele ser uma criança tão boa. Fiquei apaixonada por ele e pelo seu jeito doce.

Como toda fantasia, vamos encontrar nesta história criaturas mágicas, algumas boas e outras nem tanto. Temos reflexões e lições muito bonitas que nos leva querer acreditar no próximo e ter esperança.

A edição da Principis está belíssima e com lindas ilustrações do Chris Mould. O livro foi adaptado recentemente e se encontra disponível na Netflix. O filme não esta totalmente fiel à obra, mas conseguiu pegar a essência dele.

Matt Haig é autor de romances adultos, incluindo o best-seller The Humans e The Radleys. Ele também escreve para crianças e jovens e suas obras foram traduzidos para 30 idiomas.

Vocês já conheciam o escritor? Quem assistiu a adaptação na @netflixbrasil?