27 janeiro 2022

[RESENHA] Os Outros | @vanessaguimaraesv | @grupoeditorialcoerencia | Páginas: 260 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



O livro “Os Outros” nos conta a história dos crimes ocorridos nas lagoas da Barra, que estão manchadas de sangue, e os corpos mutilados continuam a aparecer. Diante do fato, Joanna Guivel é convocada para ajudar a polícia a solucionar um crime complexo. Porém, o desafio agora será ainda mais alucinante, pois sua sobrinha desapareceu. Guivel precisará interpretar as mensagens enigmáticas encontradas com as vítimas e correr contra o tempo para salvar sua sobrinha Sarah.

A escritora Vanessa Guimarães consegue sempre me surpreender, pois ela traz elementos incríveis para a narrativa. Que escrita ímpar! Eu sou fã da Joanna Guivel e já quero loucamente outras obras com ela.

“Eu não tinha essa capacidade de entrar no pensamento do outro, entender a dimensão da criatividade e da loucura humana. Ouvir Joanna refletir em voz alta era como abrir os horizontes da percepção.”

Os personagens são bem desenvolvidos, reais e deixam os leitores apavorados para os próximos acontecimentos. É incrível imaginar o tamanho da maldade humana e o quão devastador são as ações de uma mente doentia. Os jogos psicológicos são marcantes e também frenéticos.

“Seriam dias? Alguém já estivera ali naquela situação? Por qual motivo fora colocada naquele lugar? A porta de metal era grande e parecia maciça. O cheiro da umidade era forte e estava nítido nas manchas que sujavam as paredes e o teto.”

Vanessa Guimarães nasceu em 1975, no Rio de Janeiro. Sempre viveu entre tubos de ensaio, pesquisas e diagnósticos, mas não como detetive ou perita — um sonho da adolescência, quando já era fã dos romances policiais —, e sim como biomédica. Leitora voraz desde criança, sempre soube que seu fascínio pela literatura policial traria algo grandioso à tona, o que se concretizou com seus escritos.

Por fim, a obra é simplesmente visceral. O final é maravilhoso deixando o leitor de queixo caído. Um thriller brutal, misterioso, regado de jogos psicológicos, investigação criminal e surpresas avassaladoras. Super indicado!

Você gosta de thrillers? Qual detetive te conquistou em uma obra lida?