23 dezembro 2021

[RESENHA por @chihiro_literary] A Ascensão da Rainha | @beccajross | @galerarecord | Páginas: 378 | Ano: 2021

 

Quando Brienna Colbert tinha 10 anos, ela foi levada pelo seu avô para a casa Magnalia. A casa Magnalia é uma das mais renomadas instituições das terras do Sul e a cada sete anos ela acolhe 5 meninas e as educa de acordo com suas paixões. Porém, quando Brienna chega já há 5 meninas, mas mesmo assim ela consegue ser admitida. Algo que o avô diz sobre o seu pai biológico faz com que a diretora a aceite.

Por quatro anos, Brienna tenta estudar as paixões, mas ela não se encaixa em nenhuma delas. Deste modo, com 14 anos ela implora para que o mestre Cartier a aceite como aluna e lhe ensine Conhecimento, sendo assim a sua última chance de se firmar em uma paixão.

Agora, com 17 anos, Brienna está prestes a se formar e mostrar tudo o que aprendeu durante esses três anos que estudou Conhecimento.
Porém, as coisas não saem como ela queria e nenhum dos patronos se interessam por ela. Assim, todas as suas amigas saem da instituição, menos ela.
Entretanto, Brienna começa a ter lembranças que ajudaria mostrar onde está escondida uma antiga relíquia que poderia trazer a magia de volta para a rainha de Maevana, um reino ao norte. Com isso, Brienna é envolvida em uma guerra de anos, sendo a única pessoa capaz de tirar o rei cruel do trono de Maevana.

"O que quer que meu avô tenha dito para ela a convenceu a me aceitar. Minha admissão não era mérito meu; não fora baseada no meu potencial. Foi o nome do meu pai que a abalou? O mesmo que eu própria não sabia?”

Rebecca Ross nasceu e cresceu na Georgia, onde ainda vive com o marido, cercada por livros. Tem um pastor-australiano, cultiva flores silvestres no jardim e ama café, admirar as estrelas, além, é claro, de uma boa história. A ascensão da rainha é seu livro de estreia.

Brienna é uma garota que sente a necessidade de se provar, de mostrar que é capaz. Como ela passou a infância toda estudando e sendo visivelmente inferior em relação as suas amigas, nutre uma ânsia de sempre estar disposta a tudo. Acredito que esse seja um dos motivos que a levou a embarcar nessa aventura.

"Eu não tenho charme de Abree, nem a beleza de Sibelly, sequer a doçura de Merei, ou a inteligência de Oriana e Ciri."

Apesar de gostar muito da leitura, algumas coisas me incomodaram, como o desenvolvimento dos personagens. Em um certo momento, Bri vai morar com o seu patrono e pela forma que é descrita eles se gostam muito, mas senti um exagero já que eles acabaram de se conhecer. Por isso, algumas ligações me pareceram falsas, forçadas, não consegui sentir verdade nelas. Da mesma forma acontece com o relacionamento amoroso de Brienna, ela se envolve com uma pessoa e eu não me animei nem um pouco com isso. Estou até torcendo para que apareça um outro personagem nos próximos livros. Acho que faltou desenvolvimento na formação de laços, mas isso é até compreensível já que essa é a primeira obra da autora. Com certeza ela irá melhorar a escrita nos seus próximos livros.

"Ele beijou minhas bochechas, em uma despedida casta que deixava promessas para quando a noite cair e as estrelas se alinhassem."

Este livro é uma fantasia bem leve, ótima para quem está começando a ler o gênero. Apesar de a história falar que existe magia e citar como ela era usada no passado, a magia em si só acontece realmente no final. A história fica mais nas tramas políticas, espionagem e nos mistérios envolvendo os pais de Brienna. Sabemos no início que o pai dela é Maevano, mas é só no final que a identidade dele é revelada.

A obra termina de uma maneira bem fofa e romântica, o que me leva a pensar nos problemas que podem surgir, já que se trata de uma trilogia. Estou bastante curiosa para saber se vai acontecer alguma guerra e conflito nessa história. Como gosto de bastante intriga e traição, eu espero por vários nos próximos livros.

Vocês gostam de livros de fantasia? O que acharam da obra?