A obra “O clube do crime das quintas-feiras” nos conta a história de quatro idosos que se reúnem toda quinta-feira, em um retiro para aposentados. Eles teoricamente discutiriam ópera japonesa, mas não é nada disso que ocorre por lá. Na verdade, Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o local para discutiram casos policiais antigos e que estão sem solução. O livro é considerado um dos maiores fenômenos editorais dos últimos tempos e te convido a embarcar na leitura junto comigo! Vamos?
O escritor Richard Osman conseguiu construir uma narrativa fluida, misteriosa, com dose de humor na medida certa e o melhor é que desconstruiu estereótipos. Achei genial!
“O vilarejo está quase escuro agora. Nessa vida precisamos aprender a contar os bons dias. É preciso colocá-los no bolso e levá-los sempre conosco. Estou pondo o dia de hoje no bolso e agora vou dormir.”
Que gostoso poder realizar uma leitura com uma abordagem diferente, pois os nossos protagonistas são idosos com mais de setenta anos e que dão um show de experiência, inteligência, sagacidade, humor e articulações incríveis. Cada personagem tem a sua história, sua singularidade e real importância para a narrativa. Eu fiquei com uma enorme vontade de fazer parte desse clube e de ajudá-los nas investigações. Osman teve uma sacada genial ao colocar amigos improváveis para juntar as peças de crimes não solucionados e trouxe para a narrativa leveza.
“Hoje o Clube do Crime das Quintas-Feiras tem um caso no mundo real. Não são apenas páginas amareladas com tipografia borrada de uma outra época. Um caso real, um cadáver real e, em algum lugar à solta, um assassino de verdade.”
A obra vai virar filme e quem adquiriu os direitos foi Steven Spielberg. Já prevejo um sucesso mundial!
“Vários anos atrás, todos acordavam cedo, pois havia muito o que fazer e o dia só tem vinte e quatro horas. Agora acordam cedo pois há muito o que fazer e seus dias estão contados.”
Eu super indico a obra e já estou ansiosa para o segundo volume da série “O Homem Que Morreu Duas Vezes: O Novo Mistério do Clube do Crime das Quintas-Feiras”, pois guardei no meu coração os quatro velhinhos mais descolados da literatura. Apaixonantes!
Richard Osman é produtor e apresentador de televisão. Já trabalhou em diversos programas de TV britânicos e hoje tem o próprio game show na BBC. O Clube do Crime das Quintas-Feiras foi o seu primeiro livro.
E você já conhecia a história? Espero que leia e ame tanto quanto eu!