31 outubro 2020

[Resenha] Malorie (Caixa de Pássaros #2) | Josh Malerman | Intrínseca


A obra “Malorie” é a sequência de Caixa de Pássaros e aborda a história depois de 12 anos desde que Malorie e seus filhos atravessaram o rio com vendas. Ainda é uma regra manter os olhos vendados e as explicações permanecem nulas, porém novas descobertas pode mudar todo o rumo dos acontecimentos. Será que Malorie permanecerá com os olhos vendados ou irá em busca de novos horizontes? Leiam!

Josh Malerman na obra Caixa de Pássaros criou uma “Coisa” monstruosa e que ninguém poderia olhar sem ter consequências sem volta. Muitas pessoas não conseguiram entender a proposta do livro e li muitas críticas sobre, entretanto, eu entendi perfeitamente o pensamento do autor e achei incrível a ideia.

Em Malorie, tudo que ela faz é no instinto de sobrevivência própria e de seus filhos. Mas até quando não abram os olhos será a palavra da vez? Malorie descobre que pessoas que ela considerava mortas talvez estejam vivas, porém descobre coisas horríveis, monstruosas e muito perigosas.

“Você pode fazer tudo o que puder para evitar o novo mundo, mas, de um modo ou de outro, em breve ele vai bater à sua porta."

Eu amei o paralelo que Malerman faz da obra com o mundo atual, pois ele utiliza várias metáforas e muitos não compreendem o que de fato ele quer passar. O existir da esperança na obra é a esperança que nutro diariamente para a nossa sociedade.

Os filhos de Malorie cresceram e é possível ver a diferença entre eles. Olympia é mediadora e tenta controlar a situação. Tom é questionador, explosivo e desobediente. Muitas reviravoltas o leitor pode esperar da obra e lendo com a mente aberta a experiência se torna ainda melhor.

"As criaturas podem ser monstros, mas, como evidenciado por sua mãe e pela vida que ela considerou adequada para você, essas coisas terríveis não são o problema. O homem é a criatura a ser temida."

Por fim, eu gostei da obra, tracei paralelos incríveis e a jornada de Malorie e seus filhos meio ao caos é bem instigante de acompanhar. Leitor,  darei uma dica: ABRA BEM OS OLHOS!