30 setembro 2020

[Resenha] Daqui Pra Baixo | Jason Reynolds | Intrínseca

RESENHA POR CHIHIRO_LITERARY

William vai nos contar as regras do local e a sua dor. Ele já viu muitos morrerem e agora foi a vez do seu irmão Shawn, o seu exemplo. No momento, para ele, só basta seguir as regras, que são: 1° Não Chorar; 2° Não Dedurar; 3° Se vingar.

"Se alguém que você ama aparece morto, encontre a pessoa que matou e mate também."

Assim, ele pega o elevador para seguir as regras, mas enquanto o velho aparelho desce pelos andares do seu prédio, pessoas vão entrando e conversando com ele.

Desde o início essa obra mexeu muito comigo, pois fiquei bastante pensativa sobre tudo o que aconteceu com o personagem. Sobre a verdade que ele traz, da vida de um morador da comunidade, suas dores e anseios.

Viver em comunidade não é fácil, eu sei disso. Eu como os personagens do livro, nos acostumamos ao tiroteio, sabemos exatamente o que fazer quando ocorre um. E algumas vezes nem nos surpreendemos com as mortes, porque aqui, como no livro, é comum.

"O Shawn morreu. Estranho demais. Triste demais. Mas acho que não tão inesperado o que acaba sendo ainda mais estranho, e ainda mais triste."

O livro é doloroso, daqueles tristes, mas necessários, que tem uma ótima reflexão. A obra é toda em versos e também muito visual. Até mesmo as ilustrações do elevador fazem muito sentido e completam a história. Devido ao estilo da narrativa, a obra se tornou muito fluída e rápida, acredito que todos conseguiriam ler a obra rapidamente em apena um dia.

O final é daqueles de respirar fundo e acredito que cada um terá a sua interpretação. Não sei se todos vão entender ou gostar, mas eu realmente indico e espero que vocês leiam.

Jason Reynolds é autor best-seller do The New York Times, vencedor do Kirkus Award e do Walter Dean Myers Award. Estreou na literatura em 2015 e, com Fantasma, foi finalista do National Book Award de literatura jovem em 2016.