27 dezembro 2019

[Resenha] Por Lugares Incríveis | Jennifer Niven | Editora Seguinte



Theodore Finch e Violet Markey nunca se falaram, apesar de sempre terem aulas juntos. Eles aparentemente não têm nada em comum, mas estão enganados, os dois sentem uma dor muito forte em seu interior. Em um momento de tristeza profunda os dois decidem se suicidar pulando da torre do colégio, porém se surpreendem quando se encontram e percebem que por coincidência ambos decidiram tirar a própria vida no mesmo momento. Devido aos fatos um acaba ajudando o outro a desistir do suicídio. Posteriormente, um trabalho de geografia, em que eles deveriam visitar lugares incríveis os uniu e duas pessoas de "status" diferentes acabam criando uma linda amizade.

“Estou me perguntando agora, em pé sobre um murinho estreito a seis andares de altura. É tão alto que praticamente me sinto no céu. Olho para a calçada lá embaixo e o mundo se inclina. Fecho os olhos e sinto tudo girar. Talvez desta vez eu vá em frente, deixe o ar me levar para longe. Será como flutuar em uma piscina, adormecendo até que não exista nada."

Violet tem uma vida perfeita. Ela é linda, popular, está sempre cercada de pessoas, mas nada disso faz sentido para ela. Não depois da morte de sua irmã. O falecimento dela corrói, a destrói e a faz ver que tudo está diferente, sem cor.

Theodore tem uma família desestruturada, sempre sofre bullying, sendo conhecido na escola como: A Aberração. A única coisa que faz se sentir vivo é fazer coisas arriscadas e perigosas.

"Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salto a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre do sino se você estiver ao lado da pessoa certa."

Esses dois personagens que têm uma vida totalmente diferente, são iguais em um quesito: a depressão. Com isso percebemos que a doença não faz distinção, até mesmo a pessoa que tem tudo e é a "mais feliz" aos olhos dos outros pode estar sofrendo muito.

A obra é maravilhosa, pois é lindo ver como a amizade deles se formou. Foi incrível como a autora soube abordar o tema e como percebemos a doença mexer com as pessoas de formas diferentes. Eu acho que nunca entendi tão bem um personagem como o Theodore. Vi nele várias pessoas! Todos os seus atos, pensamentos, sua tristeza. Em certos momentos eu só queria estar ao lado dele, sem dizer nada, só por compartilhar, compreender. O final desta obra pode devastar vários corações. Foi tão bem escrito e profundo, que me senti presente vendo os acontecimentos.

A obra é dolorosa para quem tem depressão, pois é triste você se ver no personagem, entender suas motivações e decisões. Eu espero que obras como essas alertem as pessoas que essa dor profunda não é mentira, imaginação, fantasia... ela é real.

Pretendo ler todos os livros da autora, pois sua sensibilidade é vidente. Se você não leu essa obra indico que o faça. Ela é maravilhosa, singular e necessária. Leiam a também nota da autora, sei que nem todos fazem isso, mas nela a Jennifer fala um pouco de si, e eu achei realmente muito importante. 
Jennifer Niven é uma autora americana, que ficou muito conhecida, após escrever o livro "Por Lugares Incríveis", no qual ganhou o prêmio em 2015 de melhor Ficção para Jovens Adultos. A obra também está sendo adaptada para virar um filme, produzida pela Netflix. A Editora Seguinte também publicou aqui no Brasil o livro "Juntando Pedaços", obra também voltada para o público Jovem Adulto. Para 2020 a autora pretende lançar outra obra sua, e eu não vejo a hora dela ser publicada aqui no país.