10 julho 2019

[Resenha] | O parto é da mulher! : guia de preparação para um parto feliz| Cristina Balzano | Editora Gutenberg



A obra “O parto é da mulher!” nos apresenta o conhecimento teórico e prático da obstetriz Cristina Balzano. Devido a sua ampla experiência acumulada em mais de mil partos atendidos, reuniu as informações em um guia de preparação para um parto feliz, pois a mulher é a protagonista desse momento especial e cabe a ela decidir qual tipo de parto pretender ter.

O guia aborda temas, como: anatomia do parto; o papel dos hormônios; yoga; tipos de parto; plano de parto; doula; liberdade de escolha; humanização do parto; papel do pai no parto; amamentação; hipnose no parto; homeopatia no parto; violência obstétrica; recomendações da Organização Mundial da Saúde; lista com locais de encontro de gestante; grupos de apoio e outras informações de extrema importância para todo o processo.

“Em poucas palavras, estar bem informada fará do seu parto uma experiência enriquecedora, que marcará o nascimento não só do seu filho, mas também o de uma nova mulher: você!”


Cristina Balzano desmitifica a gestação, o parto e o puerpério de uma forma totalmente ilustrativa que ajudará todas as grávidas a entenderem as mudanças no seu corpo e ter uma gestação saudável.

No capítulo que apresenta os tipos de parto, achei extremamente importante. Ler os mais variados depoimentos em cada um dos nove tipos de parto foi um momento único.

No livro o terapeuta familiar Alexandre Coimbra mostra a importância do pai em um parto humanizado, pois possibilita o resgate do direito de viver emoções arrebatadoras e firmar a união familiar.

“O pai pode parir um novo homem em si, basta entregar-se à avalanche tectônica do tempo que transcorre entre a primeira contração e o nascimento do bebê.”


Por fim, indico a obra para todas as futuras mamães, para aquelas que acabaram de ter o bebê e para os papais, por ser um livro rico e totalmente explicativo. As ilustrações de Anne Pires são maravilhosas e acrescentam muito ao guia. Quem já é mãe me conta qual foi o tipo de parto escolhido. O meu foi uma cesárea e infelizmente, não tive o poder da escolha. Você acha importante poder escolher?