04 abril 2019

[Resenha] | A mulher com olhos de fogo | Nawal El Saadawi | Faro Editorial




O livro “A mulher com olhos de fogo” aborda o relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. A escritora estava fazendo uma pesquisa sobre neurose em mulheres egípcias e conheceu a história de Firdaus, que após muita insistência resolveu narrar toda a sua vida em apenas um único encontro.

“Sempre que eu abria um jornal e me deparava com a fotografia de um desses homens de grande importância eu cuspia nela. Eu sabia que estava apenas cuspindo num pedaço de jornal que poderia usar para forrar as prateleiras da cozinha. Mesmo assim eu cuspia neles, e depois deixava o cuspe secar no lugar.”

Firdaus relata a sua infância pobre, a falta de amor dos pais, sua mutilação genital, o abuso sofrido pelo tio, casar adolescente com um homem idoso, os espancamentos diários, a prostituição e o assassinato de um dos seus agressores por legítima defesa, a prisão e por fim a sentença da execução.

Apesar do relato ter ocorrido em 1973, caiu como uma luva nos dias atuais. As mulheres lutam diariamente pela conquista da sua independência, igualdade e por darem voz as suas vontades. O mundo ainda é extremamente machista e infelizmente, é cultural no mundo árabe que as mulheres sejam submissas. E as que resolvem lutar pelos seus direitos correm o grande risco de encontrar a morte.

“E se uma pessoa alcança a verdade, isso significa que ela não sente mais medo da morte. Porque morte e verdade são similares em um aspecto: quem deseja confrontá-las necessita de grande coragem. E a verdade é como a morte, já que também mata”.

A obra tem poucas páginas, porém toda a narrativa possui uma alta carga emocional. É devastador, cruel, impactante, forte e único. Que mulher corajosa, pois enfrentou todas as adversidades da vida lutando bravamente e crendo em dias melhores, dias de glória.

Firdaus foi uma mulher que encontrou no seu limite algo simplesmente maravilhoso: sua liberdade! Super recomendado!