28 dezembro 2018

[Resenha] A casa dos pesadelos | Marcos DeBrito | Faro Editorial




A obra “A casa dos pesadelos” aborda a história de Tiago, que dez anos após ter ficado cara a cara com uma assombração, concorda em visitar sua avó e voltar à mesma casa na qual os seus piores pesadelos se mantém conflituosos em sua mente. Ele é um adolescente e pretende provar que aquela criatura monstruosa que o perseguira na infância não passava de fruto da sua cabeça, apenas coisas de criança. 
Tiago teve uma transição entre a infância e adolescência bem difícil, pois se tornou introspectivo, frio e sua relação com sua mãe Laura era complicada. Ela nunca acreditou nos acontecimentos narrados pelo filho na época e achava que o menino tinha problemas psicológicos. Já o irmão caçula insistia perguntar o que Tiago via na casa da sua vó para ter tanto medo de voltar, e o jovem ficava incomodado com o fato.

“Não tem nada! Laura fez questão de inibir de imediato qualquer interpretação mirabolante vinda da cabeça do mais novo. Acontece que o seu irmão começou com umas histórias quando tinha a sua idade e não teve cristo que as tirasse da cabeça dele”.

Infelizmente, quando ele e sua família chegam ao velho casarão coisas misteriosas começam a acontecer, como: barulhos noturnos, restrição para entrar no quarto de seu falecido avô e a figura monstruosa se torna real para Tiago. Agora ele precisa encarar os seus pesadelos e proteger Bruninho daquela figura medonha, pois a história não pode se repetir com o seu irmãozinho.

DeBrito consegue com maestria deixar a história envolvente, os flashbacks de Tiago criança são fundamentais para entendermos os mistérios que assolam o casarão, a construção dos personagens e a maravilhosa riqueza nos detalhes transformam a obra em um suspense lacrador.

“Os olhos fundos, que o encaravam como se velassem seu sono, ficavam cavados num rosto completamente enrugado. No lugar dos dedos da mão, o que haviam eram dentes amarelados que queria mordê-lo. E a boca, toda desdentada, se escancarava, querendo devorá-lo enquanto ele dormia!”.

O que falar da diagramação, capa e ilustrações da Faro Editorial? Simplesmente o conjunto da obra é singular! O começo de cada capítulo possui ilustrações representativas e a narrativa mostra os dias atuais - folhas normais - e o passado - folhas laranja. A jogada de cores ficou sensacional! Parabéns aos envolvidos no processo de criação e em especial ao ilustrador Ricardo Chagas pelas ilustrações que deram o devido toque de suspense/terror.

Por fim, os terríveis segredos do passado são revelados de uma forma nua e crua, e o final foi arrebatador. Eu já havia desvendado o mistério, entretanto a forma na qual Marcos DeBrito nos apresenta cada cena é de deixar qualquer um de queixo caído e o desejo de querer ler mais e mais. Nem todos os leitores conseguiram entender os reais motivos que Marcos deixou a obra com o final aberto, porém tudo tem uma explicação plausível.

O autor na obra anterior “O Escravo de Capela” conseguiu transformar uma lenda do folclore em algo grandioso e é por essa questão que muitos não conseguem compreender a essência da obra “A casa dos pesadelos”, pois seu vocabulário é refinado, o estudo histórico excelente, a narrativa ímpar, a descrição dos objetos e cenas completas e a objetividade proposta digna de uma cineasta. Creio que a obra não seja indicada para pessoas com a mente fechada, que curtem apenas romances floridos e que gostam de tampar o sol com a peneira. O assunto abordado é real, atual e pode acontecer na casa de qualquer família. Um alerta gritante que não precisa de fechamento para o recado final.