Vicente é uma criança inteligente, amante da natureza (por onde passa planta uma semente) e que após o nascimento de seu irmão, se sente excluído pelos pais, pois toda a atenção agora é para o bebê que acaba de chegar. Infelizmente, muitas famílias não conversam com seus filhos sobre a chegada de um novo membro para a família e no caso do nosso protagonista ela passa a viver na solidão. Para piorar a sua situação tem um vaga-lume falante que o irrita bastante e muitos problemas para o rapazinho enfrentar.
“Babão! Babão! Perdeu lugar para o irmão! … E percorreu uma longa distância ouvindo insultos e perdendo-se ainda mais dentro da condição de perdido.”
Os personagens são icônicos, como: Ácaro Ícaro, Vaga-lume, O velho, Cali Roux, Mari Six M, Sr. Ratão, Dona Morte e outros. No primeiro momento tive r4nç0 do vaga-lume falante, porém quando terminei de ler, compreendi o “terror psicológico” que ele fazia com Vicente. Amadurecer nunca é um processo fácil. Não é mesmo?
“Para os que buscam,
encontrarão. As crianças,
jamais entrarão. Se eu fosse você, não pagava para ver. O que é inocente
irá se perder.”
As ilustrações do @lmmelite estão belíssimas e tornam a leitura visualmente prazerosa e instigante.
Por fim, Victor é um escritor fantástico, a sua construção textual singular e Vicente uma criança sensível, que se preocupa com a natureza em uma proporção maior do que muitos adultos. Embarque na Floresta de Mata Preta e escute o seu coração. Gostaram?