Como você tem lidado com a sua consciência? A Graphic Novel “A profecia do tatu” foi o quadrinho mais maluco que já li e ao mesmo tempo o mais profundo. Ele é cheio de camadas e aborda temas densos.
O livro deu origem à série da Netflix e confesso que fiquei curiosa para assisti-la. Vocês já conheciam?
A HQ representa a visão de mundo do personagem. Ele se sente deslocado e incompreendido na sociedade, porém ele crê em dias melhores e mais iluminados que os buracos cavados pelos tatus.
Na narrativa temos o personagem e um tatu gigante que representa a consciência dele. Eu achei os traços das ilustrações geniais, as referências à cultura popular são sensacionais e as análises que interpretamos sobre a vida, luto, sociedade, fragilidades e questões emocionais dão uma gama de possibilidades para o nosso pensamento.
“Uma “Profecia do tatu” é qualquer previsão otimista baseada em elementos subjetivos e irracionais que se fazem passar por lógicos e objetivos, destinados a alimentar a decepção, a frustração e o arrependimento por séculos e mais séculos. Amém.”
Zerocalcare é um fenômeno dos quadrinhos. Ele usa humor ácido, referências populares e construiu uma crônica riquíssima sobre o ato de viver, com as alegrias e crueldades do mundo no qual estamos inseridos.
O quadrinho é uma aula sobre psicologia suburbana, o despertar da nossa consciência, resiliência, autodescoberta e o desmitificar das nossas fragilidades.
“Lembre-se sempre de lembrar-se.”
Tudo que envolve questões cerebrais/emocionais muito me interessa e que sejamos curiosos como os tatus explorando a nossa consciência da melhor forma. Vamos aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece com humor, caso contrário, o tatu gigante irá te engolir. Pense nisso!